Cidades

“Temos que mirar o caminho que queremos trilhar pelo bem da cidade”

Cecília Ferramenta ao lado do pioneiro Walter Salles, durante lançamento de livro, valendo pelas
comemorações dos 49 anos de Ipatinga

DIÁRIO POPULAR – Como a senhora avalia as condições em que recebeu o município na transição de governo?
CECÍLIA FERRAMENTA – Logo ao entrarmos na Prefeitura, no dia 2 de janeiro, para começar a trabalhar com a nossa equipe de governo, já pudemos perceber que a situação do município estava pior do que chegou ao nosso conhecimento durante o período da transição. A desorganização administrativa, a dívida enorme com os servidores e fornecedores e o sucateamento dos equipamentos públicos da cidade resultaram num completo descrédito do poder público perante a população. Tivemos de iniciar os nossos trabalhos praticamente do zero, contando com a capacidade técnica e profissional dos servidores, dos secretários e dos assessores para dar conta do recado. Avalio que já avançamos muita coisa nesses quase quatro meses de governo. Um fato importante, por exemplo, foi que conseguimos retomar a articulação de parcerias fundamentais para o município, tanto nos governos estadual e federal e também na iniciativa privada e no movimento popular. Mesmo diante de todas as dificuldades, estamos otimistas e com vontade de trabalhar para realizar muitas coisas boas para a população de Ipatinga.

DP – Em quatro meses de mandato, o que foi possível solucionar de problemas no município?
CF – Sem dúvida, conseguimos avançar em muitas áreas. Mas é preciso lembrar que temos muita coisa pela frente e não é hora de olhar no retrovisor, e sim mirar no caminho que desejamos trilhar pelo bem da cidade. Algumas questões relevantes já são reconhecidas pela própria população, como a retomada da limpeza urbana nos bairros, a operação tapa-buraco nas ruas, a reforma de escolas, a repactuação dos convênios com as creches e entidades sociais, a contratação de mais profissionais para podermos reestruturar a rede de saúde e o pagamento em dia dos servidores municipais. Conseguimos restabelecer, também, a importância estratégica de Ipatinga junto ao governo da presidenta Dilma Rousseff e ao governador Antônio Anastasia, que em pouco tempo já enxergam a nossa cidade, novamente, como referência para a aplicação de investimentos que irão contemplar os moradores de Ipatinga e toda a população do Vale do Aço.

DP – Quais os maiores gargalos na área da saúde pública e como pretende solucionar o problema?
CF – A solução para os problemas da saúde em Ipatinga, como em todas as cidades brasileiras, passa, necessariamente, pela maior interação do poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, juntamente com a iniciativa privada. Assumimos a Prefeitura com o sistema de saúde público municipal bastante debilitado, desestruturado e com servidores desmotivados. Desde o primeiro dia de governo, estamos buscando parcerias para investir e reorganizar toda a rede de saúde municipal. Conseguimos recuperar cerca de R$ 9 milhões, de convênio com o Ministério da Saúde, para investir na ampliação do Hospital Municipal, asseguramos também recursos para construir novas unidades de saúde nos próximos anos e vamos concluir as obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, no bairro Canaã, que irá melhorar o atendimento à popular e ajudar a desafogar o pronto-socorro municipal. Além disso, estamos promovendo a capacitação técnica dos profissionais e contratando novos médicos, enfermeiros e técnicos para adequarmos, novamente, a oferta de serviços de qualidade à população. Cuidar da saúde de Ipatinga não é uma tarefa simples, mas estamos trabalhando com afinco e com toda a disposição para fazer a nossa cidade voltar a ser exemplo ao país também na área da saúde pública.

DP – Qual a prioridade de seu governo para os próximos dois meses?
CF – O nosso governo foi eleito, numa votação histórica, pela grande maioria da população de Ipatinga para realizar ações prioritárias em diversas áreas, pois a cidade estava estagnada e abandonada nos últimos anos. Então, durante todos os dias até dezembro de 2016, o nosso foco, o nosso compromisso maior será sempre na construção de uma cidade administrada com eficiência, transparência e participação popular; uma cidade inclusiva e de oportunidades, bem cuidada, com segurança e qualidade de vida para todos.

Feriado animado no aniversário de Ipatinga
Ipatinga –
Neste final de semana, a previsão é de muito esporte e cultura para comemorar o 49° aniversário de Ipatinga, e a Prefeitura tem se empenhado para deixar tudo pronto para a festa.
No domingo (28), a população poderá conferir uma série de atividades que vão animar o feriado prolongado, a começar pela Rústica CAIXA | Aniversário de Ipatinga, marcada para começar às 9h. A tradicional corrida está em sua 16ª edição e vai receber corredores de diversas partes do país.

Na sequência, a partir das 10h30, a Feirarte vai receber intervenções artísticas e programação musical especial, com repertório variado, composto por música folclórica, rock progressivo e blues.
Para abrir a programação, o grupo Novo Parecer realiza uma intervenção artística de dança, com técnicas de improvisação, intitulada “H2 Session Ipatinga”.

Dentre as atrações musicais, Sóstenes Araújo e Patrícia Sallas (Patty) apresentam o show “Latinoamericano”, a partir das 10h30. A cantora chilena vai cantar músicas folclóricas que enriquecem o cancioneiro latino americano. Patty participou de shows com Victor Jara e Silvio Rodrigues, nas lutas contra o golpe militar do Chile, e canta Mercedes Souza, Victor Jara, Violeta Parra, Pablo Neruda e outros. Sóstenes Araújo, músico ipatinguense, fundador (junto com Elizeu Gomes), da banda Brasil Tropical, canta músicas próprias e de amigos. O show conta com a participação de Elizeu Gomes (violão), Moisés (baixo) e convidados.

A partir das 12h, o som fica por conta do grupo Rick Mob Bier y La Cocina Del Diablo, que tem o blues como essência de suas músicas. Exímio instrumentista e grande admirador de B.B.King, Mob Bier conduz seus solos por territórios variados que vão do delta do Mississippi até o mais autêntico electric Blues de Chicago. Acompanhado por La Cocina Del Diablo, com Juninho Ars (bateria), Leandro Martins (teclado e gaita) e Pedro Bastos (contrabaixo), o intérprete apresenta o estilo musical que foi e ainda é a base para o jazz e quase todos os outros estilos modernos.

Os amantes do rock terão encontro marcado com o grupo Pedra do Sol, a partir das 14h. Após 12 anos de carreira dedicada aos clássicos das bandas de rock nacional e internacional, os músicos vão animar a Feirarte, relembrando canções de Pink Floyd, Led Zepelin, The Beatles, Creedence, The Who, Ozzi, A-HÁ, Queen, Metallica, U2, Janis Joplin, Scorpions, Guns N’Roses e Jammy Cliff.

Sorteio IPTU
Na segunda-feira (29), dia do aniversário da cidade, a Prefeitura de Ipatinga preparou uma série de atrações especiais para toda família. As atividades começam às 8h, no Parque Ipanema, com a manhã cívica e atividades recreativas para todas as idades.

Após hasteamento das bandeiras, a apresentação fica por conta da banda do 14° Batalhão da Polícia Militar, que vai tocar um repertório instrumental com ritmos variados. Em seguida, os presentes serão convidados a cantar o Hino Nacional, juntamente com a prefeita Cecília Ferramenta e autoridades presentes. Logo após, o público confere a apresentação de Clayton Andrade e quinteto, com o melhor da música popular brasileira.

O sorteio do IPTU Premiado está marcado para 10h, logo após a manhã cívica e vai revelar os vencedores da promoção. No total, serão entregues oito prêmios: 1º – um carro zero quilômetro 1.0; 2º – uma moto zero quilômetro 125 cilindradas; 3º – um refrigerador de 180 litros; 4º – um fogão quatro bocas; 5º – uma máquina de lavar roupa; 6º – uma TV Led de 32”; 7º – um microondas e 8º – um tablet.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com