Nacionais

Temer nomeia como secretária suspeita de ‘articulação criminosa’

A nova secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, e o presidente interino Michel Temer, participam de reunião com os secretários de Segurança Pública de todos os estados, no Ministério da Justiça (Créditos: Agência Brasil)

BRASÍLIA – Apontada pelo Ministério Público Federal como integrante de uma “articulação criminosa”, a ex-deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) foi nomeada nesta sexta-feira (3) para chefiar a secretaria de políticas para as mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A escolha da peemedebista, que é presidente do PMDB Mulher, foi antecipada pela Folha e foi sugerida ao presidente interino, Michel Temer, pela bancada feminina na Câmara dos Deputados.

Relatório da Procuradoria-Geral da República divulgado pela Folha nesta sexta aponta Pelaes como integrante de uma “articulação criminosa” para desviar R$ 4 milhões de suas emendas parlamentares. O esquema foi alvo da Operação Voucher em 2011.

Na época, ela foi citada no escândalo ligado a uma ONG fantasma que havia celebrado convênio com o Ministério do Turismo dois anos antes.

ONG FANTASMA
O inquérito aberto em 2013 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) está na Justiça Federal do Amapá e os sigilos fiscal, bancário e telefônico de Pelaes foram quebrados.
Segundo a investigação, Pelaes indicou uma ONG fantasma chamada Ibrasi para receber R$ 4 milhões de suas emendas para promover o turismo no Amapá. Na época, quatro depoimentos a apontaram como beneficiária de parte do dinheiro.

Questionada pela Folha, Pelaes respondeu, por meio da assessoria: “Eu confio no trabalho da polícia e da Justiça e estou tranquila de que tudo será esclarecido”.
Com a polêmica, assessores presidenciais defendem que a peemedebista seja exonerada da pasta e, em seu lugar, seja nomeada Solange Jurema, presidente da secretariada nacional das mulheres do PSDB. (Folha de São Paulo)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com