Cidades

Telessaúde capacita médicos de Timóteo

TIMÓTEO – O Projeto Nacional de Telessaúde realizou a capacitação de nove médicos clínicos, uma enfermeira e a coordenadora local do projeto, que passarão a acessar, via internet, o sistema de informações relacionado a serviços de especialidades. A previsão é de que o projeto seja operacionalizado no município dentro de dez dias.

Foram capacitados os profissionais do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que receberam informações teóricas e práticas sobre o Telessaúde, que abrange as atividades de teleconsultoria e videoconferências. O projeto é desenvolvido pela Secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

O Telessaúde vem sendo utilizado como importante estratégia para fortalecimento e melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica desde 2007. Através das ferramentas de teleassistência e teleedução, o projeto possibilita a formação dos profissionais das ESF (Estratégias de Saúde da Família) e aumenta a resolutividade do cuidado na atenção primária, diminuição da fila de espera para consultas especializadas, humanização do cuidado e fortalecimento do vínculo.

METODOLOGIA
Os profissionais terão acesso ao novo sistema de informações via internet, através de uma senha individual, que garante a manutenção total do sigilo sobre o prontuário dos pacientes. Eles poderão solicitar consultorias sobre as várias especialidades (dermatologia, cardiologia, ortopedia, pneumologia etc) para a definição mais eficaz do diagnóstico. Além das informações clínicas, os médicos poderão enviar fotos e resultados de exames.

A consultoria será feita por especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, no prazo máximo de 72 horas. Desta forma, o Telessaúde favorecerá diagnósticos mais precisos e reduzirá o tempo em que os pacientes aguardam para a conclusão da avaliação médica. Atualmente, esse diagnóstico é realizado após o agendamento com profissionais especializados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com