Cultura

Técnicos e artistas tem 3 opções no projeto de Oficinas Culturais

IPATINGA – O projeto “Oficinas Culturais” promove três oficinas a partir do dia 23 de outubro, tendo como público alvo técnicos e artistas da área das artes cênicas da região do Vale do Aço. Trata-se de um projeto cuja curadoria é construída a partir da necessidade técnica apontada por grupos atuantes na região. Nesta edição a programação recebe a oficina de Operação de Aúdio, proposta pelo Grupo Boca de Cena de Ipatinga; Atuação e Identidade, proposta pela produção do projeto e Corpo, Contato, Espaço proposta pelo Grupo Rizoma de Coronel Fabriciano.

OPERAÇÃO DE ÁUDIO
A oficina Operação de Áudio acontece de 23 a 27 de outubro e será ministrada por João Maia – Baiano. Tem como objetivo capacitar o aluno a trabalhar como operador de áudio em nível profissional, aprofundando o conhecimento em áudio nos mais diversos equipamentos analógicos e digitais. João Maia trabalha como profissional na área de sonorização há 20 anos. É responsável pela Sonora Soluções em Áudio, credenciada pela Yamaha e JBL do Brasil. Coordenador técnico em vários projetos realizados na região do Vale do Aço, entre eles se destacam os curtas metragens “Casamento Negro” e “Frango com Quiabo” ambos do diretor Sávio Tarso; CDs “Sons do Aço”, “Capitão Squash” e “Os Capiau”. Atualmente ministra diversas oficinas na área de sonorização em diversas cidades do estado de Minas Gerais.

ATUAÇÃO E IDENTIDADE
Grace Passo ministra a oficina Atuação e Identidade, que acontece nos dias 07 e 08 de novembro no espaço Hibridus, localizado no centro de Ipatinga. A oficina é voltada para atrizes e atores interessados em iniciar ou desenvolver trabalhos teatrais a partir do tema “o corpo como construção social e resistência”. Na oficina, Grace refaz o percurso de criação da peça Vaga Carne, solo da artista, direcionando-o para as demandas das atrizes e dos atores inscritos na oficina.
A diretora, dramaturga e atriz Grace Passo já recebeu alguns dos mais importantes prêmios do país. O mais recente foi o de melhor atriz do Festival do Rio, pelo filme “Praça Paris”, de Luzia Murat. A atriz trabalha em parceria com artistas e companhias teatrais brasileiras. Em sua carreira direção de “Contrações” com o Grupo 3 de Teatro (SP); “Os Bem Intencionados” com o Grupo Lume (SP); “Sarabanda” a convite da Mostra Bergman do Cine Humberto Mauro (MG) e “Mamá” com a Zula Cia (BH). Atua nas peças “Rasante” com a No Ar Companhia de Dança/MG; “Krum” com a Companhia Brasileira de Teatro/PR e em espetáculos do repertório do Espanca!, grupo mineiro que fundou e no qual permaneceu por dez anos, assinando a dramaturgia dos espetáculos “Marcha para Zenturo”, “Amores Surdos”, “Por Elise” e “Congresso Internacional do Medo”, sendo, também, diretora dos dois últimos trabalhos.

CORPO, CONTATO E ESPAÇO
Cláudio Dias, da Cia de teatro Luna Lunera é o ministrante da oficina Corpo, Contato e Espaço, que acontece de 13 a 17 de novembro, na sala Dom Lélis Lara, em Coronel Fabriciano. Na oficina serão utilizadas as técnicas Contato Improvisação (Steve Paxton) e Viewpoints (Mary Overlie e Anne Bogart) para treinamento, preparação de atores, improvisações e criação de cenas.
Cláudio Dias é ator, diretor e membro-fundador da Cia. de teatro Luna Lunera. Iniciou sua carreira no Grupo Intervalo, dirigido Ítalo Mudado. Formou-se no antigo Cefar, com os espetáculos “Fuleirices em Fuleiró” e “Perdoa-me por me traíres”. Já na Luna Lunera, integrou o elenco dos espetáculos “Nesta Data Querida”, “Não Desperdice Sua Única Vida, Ou” e “Cortiços”; em “Aqueles Dois”, “Prazer” e “Urgente”, atuando como ator e codiretor. Desde 2006, pesquisa a preparação do ator, tendo a dança contemporânea, o contato improvisação e o viewpoints (pontos de vista) como base. Dirigiu o espetáculo “Nosso Estranho Amor” – contemplado com o prêmio Funarte Myriam Muniz 2009 e indicado ao prêmio Sesc/Sated 2010 de melhor direção. Em 2014, dirigiu o espetáculo "Ao Meu Redor" e em 2015 dirigiu e adaptou “a máquina de fazer espanhóis” para o Cefart. Dirigiu e adaptou em 2017 o espetáculo “Ivan” baseado em trechos de “Os Irmãos Karamásov” de Fiodor Dostoiéviski.

SERVIÇO
Oficina: Som Bahia – Operação de Áudio
Ministrante: João Maia (Ipa)
Dias: 23 a 27 de Outubro (Segunda a Sexta) de 18 às 22h
Número de Vagas: 25
Inscrições Gratuitas: 16 a 20 de Outubro – 14h às 18h.

Oficina: Atuação e Identidade
Ministrantes: Grace Passo – BH
Dias e Horários: 07 de 14h às 21h (Terça) e dia 08 de 9h às 12h (Quarta)
Número de Vagas: 25
Inscrições Gratuitas: 23 de Outubro a 06 de Novembro de 14h às 18h.

Oficina: Corpo, Contato, Espaço
Ministrantes: Cláudio Dias – BH
Dias: 13 a 17 de Novembro de 18h às 21h
Número de Vagas: 25
Inscrições Gratuitas: 23 de Outubro a 10 de Novembro de 14h às 18h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com