Policia

Suspeito de falsificar receitas médicas é preso em Fabriciano

(Fotos: André Almeida)

 

FABRICIANO – Um rapaz de 22 anos foi preso em flagrante com receitas falsas de anabolizantes na manhã desta quarta-feira (4), em Coronel Fabriciano. Segundo a Polícia Civil da cidade, o suspeito utilizava o nome e o carimbo de um endocrinologista que atende na região do Vale do Aço.

O delegado Paulo Dettogne explicou que as suspeitas começaram depois que o jovem comprou a medicação, na noite da última segunda-feira (2), em uma farmácia do distrito de Melo Viana. O farmacêutico vendeu o produto, mas no dia seguinte entrou em contato com o médico que teria, supostamente, assinado a receita.

“O suspeito entrou na farmácia no horário do seu fechamento, quase às 10 horas da noite, para aproveitar do cansaço dos funcionários e aplicar o golpe. O vendedor efetuou a compra, mas desconfiou da quantidade de medicamentos. No dia seguinte, o funcionário da drogaria entrou em contato com o médico que teria assinado a receita para averiguar os fatos e comprovou a falsificação”, contou Dettogne.
Depois de descoberto o esquema do suspeito, o delegado responsável pelo caso alertou as farmácias da região e aguardou a próxima vez em que o envolvido agiria novamente.

“Com todos os estabelecimentos avisados, esperamos ele agir novamente para efetuar a prisão. Assim, nesta manhã (de ontem), ele tentou comprar novamente essa medicação em uma drogaria do Centro. Quando o rapaz chegou ao local, a equipe da PC foi avisada e prendemos ele em flagrante”, relatou o delegado.
A vítima do suposto falsificador, um médico endocrinologista que preferiu não se identificar, afirmou que foi avisado na primeira vez que o rapaz conseguiu efetuar a compra do medicamento com a receita falsa e compareceu ao local para certificar a veracidade do documento.

“Quando o farmacêutico me disse o nome do suposto paciente que estaria comprando os remédios tive certeza que não era cliente meu. Mesmo assim, fui até a drogaria e vi que as receitas (a falsa e a verdadeira) tinham semelhanças, mas como sou o dono do material, vi aspectos que caracterizavam a falsificação, como a assinatura, a fonte da letra, o tamanho da receita e a letra da prescrição”, diz.

2ª VEZ
O endocrinologista relatou à reportagem do DIÁRIO POPULAR que no ano de 2009 sofreu um golpe parecido. Entretanto, ao invés de anabolizantes, o suspeito expedia receitas falsas para a compra de medicamentos emagrecedores.

“Infelizmente eu já tive o desprazer de ter sido vítima desse golpe em anos passados. As pessoas precisam entender que comprar medicamentos com receitas falsas é crime, além de um grande risco, pois a utilização indiscriminada desses remédios pode causar diversos prejuízos à saúde”, alertou.

O delegado Paulo Dettogne informou que, após a prisão do suspeito, a PC irá investigar a motivação da falsificação das receitas e também se existem outros envolvidos no esquema. “O que precisamos saber é se o rapaz estaria comprando essa medicação para uso próprio ou se ele revendia esses produtos para alguém”, afirmou, concluindo que também será apurada a possibilidade de academias da região estarem atuando no esquema.

Ainda conforme o delegado, o jovem preso não tinha passagens pela polícia e poderá responder por falsificação de documento particular e tráfico de drogas, podendo pegar até 10 anos de prisão. Ele foi encaminhado para a delegacia de Coronel Fabriciano, onde ficará preso na carceragem até decisão judicial.


Quantidade de medicamentos receitados gerou suspeita em farmacêutico

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com