Policia

Sueco preso em Ipatinga será extraditado

IPATINGA – O sueco Frank Hans Robert Stern aguarda na Penitenciária Nelson Hungria, em Belo Horizonte, para cumprir a ordem de extradição, expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Stern foi preso em Ipatinga em novembro de 2014. A ordem do STF foi expedida no mês passado.

Stern foi condenado na Suécia por crime de pedofilia em 2008, e até o ano passado era procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Frank foi encaminhado ao Ceresp de Ipatinga no dia 21 de novembro e transferido para complexo penitenciário de Contagem no dia 17 de dezembro.

O sueco, que estava na lista de procurados da Interpol, vivia no Vale do Aço há cinco anos usando nome e documentação falsa, e trabalhava em uma lan house, no Centro de Ipatinga. Na Suécia, ele foi condenado em 2008 por crimes sexual envolvendo crianças.

NO BRASIL
A Suécia solicitou ao Brasil a extradição de Stern e o STF expediu mandado de prisão, o que na prática confirma a detenção do sueco, e impede que ele deixa a prisão em território nacional. Ao solicitar a extradição ao Brasil, o país de origem do criminoso reforçou que a pena dele é de dois anos e seis meses, e prescreverá em 2018.

O delegado responsável pelo caso, Rodrigo Manhães, informou nesta sexta-feira (6) que Sten antes de ser enviado para seu país de origem vai cumprir pena pelos crimes cometidos no Brasil. O policial conta que o criminoso pode responder por crimes sexuais envolvendo criança, três falsidades ideológicas, e documentos falsos.

“Acredito que Frank deve ter sido transferido para um presídio da região metropolitana em razão do mandado de prisão expedido pelo STF, mas isso não vai impedir que ele responda pelos crimes cometidos em Ipatinga. A justiça vai avaliar se ele vai ser julgado e condenado e ele pagará pelos delitos, só então ele pode ser transferido para Suécia”, explicou Manhães.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com