Cidades

SRS reúne gestores e debate humanização na Saúde

(Fotos: Robson Almeida)

 

IPATINGA – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano promoveu um seminário sobre Humanização do atendimento ao cidadão, na manhã desta quinta-feira (5), no auditório do Hospital Márcio Cunha (HMC), no bairro das Águas, em Ipatinga. Participaram gestores de saúde dos municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Caratinga, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dionísio, Dom Cavati, Entre, Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Piedade de Caratinga, Pingo d’Água, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Santana do Paraíso, São, Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Timóteo, Ubaporanga, Vargem Alegre e Vermelho Novo, que totalizam uma população de 785.488 habitantes.

O superintendente Anchieta Poggiali abriu os trabalhos com diversos informes, destacando a importância da parceria entre os diversos entes públicos e privados na promoção da saúde como direito fundamental de todos os brasileiros. “Temos trabalhado buscando sempre este propósito, integrar cada vez mais os diversos atores desse processo, sempre com foco no usuário dos serviços de saúde. O Governo de Minas tem feito a sua parte, investindo cada vez mais no setor, viabilizando melhorias em todos os níveis”, comentou.

FORTALECIMENTO
A referência técnica de Humanização do Núcleo de Gestão Municipal da SRS, Andréa Medeiros, apresentou os avanços obtidos no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2003, quando foi instituída a política de humanização do atendimento. Em seguida, ela listou os principais objetivos para 2014, quando o foco será levar também à atenção básica a estrutura de discussão permanente da proposta de humanização, fortalecendo também o trabalho que já é desenvolvido nos hospitais. Outra meta é envolver cada vez mais os trabalhadores do setor de saúde.

Para desenvolver o assunto, foi convidada a integrante do Grupo de Trabalho da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS/Ministério da Saúde, Elizabete Silva, que também é servidora da prefeitura de Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Temos que falar de humanização considerando sempre o tripé composto por gestores, usuários e trabalhadores da saúde. Nos últimos tempos, estamos fortalecendo a atenção a este último grupo, que tem importância fundamental no sucesso das políticas públicas do setor. Mais do que discutir o plano de carreira e melhorias nas condições de trabalho, buscamos também favorecer a relação entre os trabalhadores e os gestores”, explicou Silva.

A médica cubana Belkis Martinez Vasallo, que está atendendo na unidade básica de Saúde do distrito de Barra Alegre, em Ipatinga, foi convidada para apresentar a experiência do país caribenho. Belkis apresentou diversos indicadores, mas falou principalmente de sua visão quanto ao papel social dos trabalhadores da Saúde.


O superintendente Anchieta Poggiali abriu o encontro de gestores

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com