Cultura

Sonoridade Minas com Bahia no Don Patrício

DA REDAÇÃO – Recém-chegado de Salvador (BA), o músico Gustavo Maia mostra um pouco do que vem absorvendo da cultura dos diversos locais por onde tem passado nas suas andanças musicais em busca da essência da raiz brasileira. Em apresentação neste sábado, a partir das 20:00h, no Don Patrício, no centro comercial do bairro Cariru, em Ipatinga, ele mostra um pouco daquilo que é a base referencial dos diversos ritmos desenvolvidos no país, sem perder a conexão com os laços entre estes e as tendências universais da música contemporânea.

Dentre seus trabalhos, destaque para os Grupos Nem Secos, Curimã e agora a Sambagolá Orquestra Popular, com os quais desenvolve experimentações autorais e pesquisas dos ritmos regionais brasileiros. Neste sábado, o músico apresenta um show mais intimista, voz e violão, traçando um paralelo entre a música mineira e a baiana, bases de sua atual estética sonora. Do Clube da Esquina à Tropicália e aos Novos Baianos, de Milton Nascimento à Batatinha, de João Bosco à Elomar, incluindo também outros compositores importantes como Chico Buarque de Holanda, Belchior, entre outros, além de seu trabalho autoral.

FORMAÇÃO
O compositor e intérprete, de formação erudita e popular, trabalha sua composição transversalmente nestas duas fronteiras construindo sonoridades de harmonias elaboradas e forte expressão rítmica, numa equilibrada simbiose entre a simplicidade e a sofisticação. Sua voz, ora carregada de suavidade, ora erigida como pedra bruta, contrasta, evolui e culmina junto ao seu requintado violão, fazendo jus à tradição brasileira de revelar compositores/cantores que se acompanham com maestria nesse instrumento.

Dividido entre a guitarra e o cavaquinho nos primórdios de sua formação musical, foi para a capital mineira buscar em instituições como Fundação de Educação Artística, Fundação Clóvis Salgado e UEMG, o subsídio para forjar sua personalidade artística. Atualmente aprimora suas aptidões em Salvador/BA, onde cursa Música Popular – Habilitação em Composição e Arranjo pela UFBA.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com