Policia

Sistema agiliza regularização de edificações

Agência Minas

DA REDAÇÃO – O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais conta com um novo Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip). O serviço foi desenvolvido para agilizar o processo de regularização de edificações, promovendo maior segurança às pessoas e diminuindo o risco de incêndios nesses locais.
No ambiente virtual, os interessados podem acompanhar o trâmite dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), e os Processos de Fiscalização.

É um sistema inédito em suas funcionalidades e permite, por meio da internet, a consulta do andamento dos pedidos de regularização, tanto pelo público interno quanto pela população em geral. O sistema facilita o trabalho do Responsável Técnico, já que todo o trâmite de cadastramento e liberação do processo é feito virtualmente.

O sistema desenvolvido em parceria com a Prodemge já se tornou referência para outros órgãos e inicia agora mais uma etapa. A ideia é que sejam desenvolvidos módulos de expansão e que o Infoscip seja integrado ao Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), passando a fazer parte do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS). A medida vai promover um incremento da gestão das informações de defesa social em todo o estado.

INTEGRAÇÃO
Para os cidadãos, os benefícios serão ainda maiores pela rapidez no encerramento das vistorias, já que o vistoriador preencherá um único sistema para abastecer tanto o REDS (documento gerado durante uma vistoria), quanto o Infoscip.

Além da integração com o REDS, o desenvolvimento de outro módulo de expansão, denominado Planta de Intervenção, possibilitará ainda que as forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) acessem as informações importantes de uma edificação em tempo real, no local da ocorrência, diretamente de um smartphone ou terminal com acesso à internet.

BENEFÍCIOS
Além dos benefícios oferecidos para os cidadãos, o Infoscip trouxe também ganhos para o Corpo de Bombeiros como a melhoria na integração do setor de prevenção com as demais atividades desenvolvidas pela corporação, além da obtenção de uma fonte confiável de estatísticas. O Infoscip pode ser acessado pelo http://www.bombeiros.mg.gov.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com