Cidades

Sindipa realiza assembleia amanhã para mudar estatuto

IPATINGA – O Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região vai realizar amanhã (28), assembleia para alterar o estatuto da entidade. A assembleia vai decidir sobre a alteração do Inciso I, do Artigo 4º que define quem são os sócios efetivos do Sindicato, ou seja, quem pode votar nas eleições. Atualmente, o inciso contraria a legislação sindical, pois, incluiu entre os sócios efetivos trabalhadores que não são metalúrgicos e que, portanto, não são da base de representação do Sindicato.

“Esse artigo desrespeita o direito dos metalúrgicos, pois, a legislação sindical brasileira determina que os sócios com direito a voto e elegíveis nas eleições de um sindicato sejam os trabalhadores da categoria profissional representada por aquela entidade”, diz nota do Sindipa.

“O Sindicato defende o voto no SIM, pela mudança estatutária, uma vez que, além da ilegalidade, o artigo fere o direito dos metalúrgicos decidirem livremente sua forma de organização”, defende a nota da diretoria.

REDAÇÃO

A atual redação do Inciso I do Artigo 4º é a seguinte:
“Sócio efetivo: Será admitido como sócio efetivo os trabalhadores que prestam serviços nas empresas especificadas no art. 01 desse estatuto, bem como os empregados da Associação Recreativa e Esportiva USIPA, da Fundação São Francisco Xavier, Clube Náutico Alvorada e Cooperativa de Consumo dos Servidores da USIMINAS, Consul.
Se a alteração for aprovada, a redação ficará assim:

“Sócio efetivo: Será admitido como sócio efetivo os trabalhadores que prestam serviços nas empresas especificadas no art. 01 desse estatuto (ou seja, trabalhadores das indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, mecânicas, de material elétrico, material eletrônico e de informática de Ipatinga, Belo Oriente, Ipaba e Santana do Paraíso)”.
Com a alteração do Estatuto, portanto, os trabalhadores na Usipa, Fundação São Francisco Xavier, Clube Náutico Alvorada e Consul não poderão mais votar nas eleições do Sindicato, mas continuarão tendo acesso aos serviços do Sindicato como sócios usuários.

URNAS
As urnas para votação ficarão disponíveis nas portarias da Usiminas Mecânica e da Usiminas, no Centro (Portaria 2) e na Doap/Bom Retiro (Portaria 3) das 06:00h às 08:00h e das 13:30h às 17:30h. Haverá também uma urna itinerante nas principais empresas metalúrgicas. Todos os metalúrgicos sindicalizados podem votar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com