Cidades

Sindicatos definem funcionamento do comércio nos próximos feriados

“Tanto os empresários quanto os empregados no comércio estão satisfeitos”, acredita José Maria Facundes

 

IPATINGA – Através de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada no final da tarde desta quarta-feira (18), ficou definido o funcionamento de alguns setores do comércio nos próximos feriados de 2012 e 2013. A CCT abrange os funcionários de supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e “horti fruti”. Já neste sábado (21), Dia de Tiradentes, fica permitido o funcionamento e a utilização de empregados nos estabelecimentos citados.
A Convenção Coletiva de Trabalho foi assinada na sede do Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga), pelo coordenador interino da entidade, Antonio Ademir da Silva, e pelo presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes. Ficou definido que, em 2012, os funcionários trabalharão normalmente no dia 29 de abril (Aniversário de Ipatinga); no dia 7 de junho (Corpus Christi); em 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora); no dia 7 de setembro (Independência do Brasil); em 12 de outubro (Dia das Crianças) e, ainda, em 2 e 15 de novembro, Finados e Proclamação da República, respectivamente.
A jornada máxima de trabalho permitida nos feriados será de 8 horas, respeitando as turmas e turnos, ficando proibida toda e qualquer prorrogação. Os valores que os comerciantes deverão pagar aos funcionários que vão trabalhar, além de outros detalhes, estão disponíveis na CCT, que pode ser acessada no site do Sindcomércio: www.sindcomerciova.com.br. “As negociações que geraram a CCT transcorreram cordialmente. A análise que a gente faz é que tanto os empresários quanto os empregados no comércio estão satisfeitos, pois as diretrizes definidas na Convenção Coletiva de Trabalho trazem benefícios para ambas as partes”, afirmou o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes. “É a hora de o comerciante vislumbrar lucros ainda maiores e superar as projeções de vendas”, avisou Facundes.

FOLGAS
As entidades decidiram também que fica proibido o funcionamento e a utilização dos funcionários no próximo 1º de maio (Dia do Trabalhador); no Natal (dia 25 de dezembro); no dia 1º de janeiro de 2013 (Confraternização Universal); em 12 de fevereiro (segunda- feira de Carnaval) e 29 de março (Sexta-feira da Paixão).

FUTURAS NEGOCIAÇÕES
Os estabelecimentos comerciais de materiais elétricos e de construção que desejam utilizar a mão-de-obra de seus funcionários nos feriados devem protocolar uma solicitação no Sindcomércio 20 dias antes da data pleiteada, para que a entidade patronal abra a negociação com a entidade laboral.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com