Cidades

Sindicato dos servidores elege diretoria

Helenir de Lima é candidata à reeleição e tem a seu favor a redução da jornada de trabalho de quase 1,5 mil servidores para 30 horas semanais; Marcione Menezes foi uma das conselheiras municipais de saúde que conseguiu barrar a intenção do governo Robson de privatizar a saúde do município     (Fotos: Nadieli Sathler)

IPATINGA – Terminou ontem (5), às 10h, o prazo para o registro de chapas com vistas às eleições da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho de Aposentados do Sindicato dos Servidores Públicos de Ipatinga (Sintserpi) para o triênio 2013/2016.
A presidência do sindicato vai ser disputada por duas mulheres. Na chapa 1, Helenir de Lima é candidata à reeleição e, na chapa 2, a assistente social Marcione Menezes tenta pela primeira vez um cargo no meio sindical.
Em 2009, a eleição teve chapa única e a participação no pleito foi de aproximadamente 1 mil servidores. Mas a perspectiva da atual diretoria é que o escrutínio deste ano tenha mais adesão em função da mobilização da categoria. A posse vai ser no dia 14 de fevereiro.
Segundo Regimento Interno do Sintserpi, o pleito deve ser convocado no máximo a 180 dias do término do mandato vigente e no mínimo a 30 dias. O atual mandato expira em fevereiro de 2013.
Todo o processo eleitoral é coordenado por uma comissão especial composta por seis integrantes, dos quais três são eleitos em assembleia geral com a categoria, o que ocorreu na noite desta segunda-feira (5).
Os outros três são indicados pela atual diretoria. A secretária e o presidente da Junta Eleitoral também são nomeados pelo presidente do Sindicato.

VOTAÇÃO
Atualmente, o número de filiados ao Sintserpi é de 2.600, sendo que na ativa há 1.800 servidores e outros 900 aposentados. Mais informações sobre o processo de votação, tais como o número de urnas e os locais, devem ser anunciados nos próximos dias.
Com o fim do prazo de registro das chapas, começa a correr o prazo para impugnação dos candidatos. A contestação deve ser encaminhada por escrito à junta eleitoral até dois dias depois da publicação das chapas inscritas.
O edital prevê que, em caso de empate entre as chapas concorrentes no primeiro escrutínio, nova coleta de votos será realizada em segundo escrutínio, em data a ser definida pela Junta Eleitoral.

IMPUGNAÇÃO
A legislação interna do sindicato veda a candidatura de sindicalizado que não tiver definitivamente aprovada as suas contas de exercício em cargos de administração, exercer cargo de provimento em comissão ou função de confiança, de livre nomeação e exoneração ou ainda não tiver no gozo dos direitos sociais pelo estatuto.
Nos caso servidor que estiver no exercício de cargo de provimento em comissão ou função de confiança, deverá exonerar-se do cargo ou função ocupada, pelo menos um ano antes de sua candidatura.

ELEITOR
Estão aptos a participar da votação os servidores públicos que forem inscritos no quadro social do sindicato até três meses da data da eleição. Com exceção para os sócios contribuintes, que não podem votar. Tem direito a votar ainda o eleitor que tiver quitado as mensalidades em atraso até 30 dias antes da eleição, salvo se estiver delas isento.
A relação de todos os sindicalizados eleitores deve estar pronta até 15 dias antes das eleições, com cópias das mesmas entregues a todas as chapas concorrentes, sob recibo, até cinco dias antes do pleito.

DIRETORIA
Os cargos da Diretoria Executiva são: presidência, secretaria geral, secretaria de finanças, secretaria de imprensa, secretaria de esporte e cultura, secretaria de formação e relações sindicais, secretaria de saúde e medicina do trabalho, secretaria de patrimônio e secretaria de aposentados. A diretoria deve indicar também 16 suplentes.
O Conselho dos Aposentados será composto de 10 aposentados sócios e integrantes da base de representação do Sindicato, com mandato coincidente com o da diretoria. Já o Conselho Fiscal possui três membros efetivos, com igual número de suplentes. Ao todo a chapa contém 40 nomes.


SAIBA MAIS SOBRE AS CHAPAS

CHAPA 1
À frente do Sintserpi desde 2009, Helenir de Lima Moura Jesus destacou que seu mandato conquistou muitos benefícios para a categoria, como a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais de quase 1,5 mil servidores públicos.
“Fizemos um trabalho de conscientização junto à Administração e queremos dar continuidade, privilegiando agora os agentes de saúde e de endemias quanto à carga horária de trabalho. Lutamos por um piso salarial equiparado ao mínimo nacional, pois não admitimos que a categoria ganhe menos que o previsto em lei”, ressaltou.
Denominado de ‘Na luta, na base’ a chapa de Helenir prometeu fazer uma campanha limpa e sem ataques aos adversários. “Não desejamos falta de respeito com a categoria e nem com os integrantes da chapa 2”, afirmou.

CHAPA 2
A chapa ‘Reconstruir pela base’ é encabeçada por Marcione Menezes, assistente social no Hospital Municipal Eliane Martins. Ela também é conselheira municipal de saúde.
O discurso da candidata é por renovação no Sintserpi, para ela a direção da entidade não tem se posicionado nos principais assuntos relacionado ao funcionalismo público, como na época em que a Prefeitura manifestou a intenção de privatizar o Hospital e entregar para Organizações sociais a gestão das Unidades de Saúde e Policlínica.
Enquanto integrante do conselho deliberativo na área da saúde, Marcione foi uma das responsáveis pela não aprovação do projeto de terceirização de alguns setores da saúde do município.
“O que me motivou a entrar no pleito foi a insatisfação quanto à falta de envolvimento do sindicato nas lutas dos servidores. A ausência da atual direção nos momentos de embate da categoria, como na greve, não oferecendo uma infraestrutura adequada, se ausentando da luta”, explicou.
Marcione defende ainda o fim da desigualdade, do autoritarismo e assédio moral. Ela prometeu lutar por melhores condições de trabalho. “Sabemos que somos inexperientes quanto ao sindicato, mas temos coragem suficiente para enfrentar os desafios postos. Temos consciência das dificuldades que enfrentaremos, pois o adversário está com a máquina nas mãos”, afirma.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com