Cidades

Sindcomércio faz balanço positivo do Natal 2012

Facundes: “Tivemos um agregado nas vendas 10% maior do que no ano passado, mas em outros segmentos esse crescimento foi ainda maior”                (Crédito: Emmanuel Franco)

FABRICIANO – “A variedade de produtos que foi oferecida aos clientes, o acesso às novidades tecnológicas, a melhor qualidade dos itens ofertados e o crédito facilitado foram alguns dos fatores que contribuíram para o sucesso das vendas no Natal 2012 em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo”. A avaliação é do presidente do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço, José Maria Facundes. O dirigente sindical afirma que o horário especial de funcionamento das lojas foi crucial para garantir que o consumidor fosse às compras sem pressa, “encontrando um ótimo ‘mix’ de produtos, espaço e vendedores com tempo para atender e mostrar as mercadorias”.

“As lojas de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo registraram um movimento intenso de clientes, que saíram de suas casas dispostos a gastar. De maneira geral, tivemos um agregado nas vendas 10% maior do que no ano passado, mas em outros segmentos esse crescimento foi ainda maior”, diz José Maria Facundes, informando que os produtos mais vendidos foram as roupas e os calçados. “Também foram grandes as vendas de celulares, smartphones e similares. A crise nas siderúrgicas da região e nas prefeituras não freou o consumo”, acrescenta.

O presidente do Sindcomércio lembra que muitas pessoas receberam a primeira parcela do 13º salário ainda em novembro, usando-a para quitar dívidas. “Já a segunda parcela foi paga em dezembro e tronou-se muito útil para que os clientes fizessem as compras de Natal”, analisa, para acrescentar: “Os resultados foram satisfatórios, pois o clima natalino envolve muito as pessoas, que foram às compras estimuladas pelo forte apelo emocional data.”

INCREMENTO
Conforme José Maria Facundes, outro fator que ajudou a incrementar as vendas no Natal 2012 foi a alta concentração de pessoas de outros municípios nas ruas de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo. “Muitos consumidores de cidades circunvizinhas vieram ao Vale do Aço para fazer suas compras, pois sabem que aqui há uma grande concentração de lojas que possuem um leque de produtos modernos, diferentes e de qualidade”, explica o presidente do Sindcomércio, revelando que só no Centro de Ipatinga – em dias normais – há uma circulação diária de 45 mil pessoas.

LIQUIDAÇÕES
O dirigente sindical lembra que, passado o Natal, o comerciante deve ficar atento com as promoções de início de ano. “Preços baixos e crédito facilitado serão cruciais para impulsionar as vendas em janeiro de 2013. Quem puder antecipar as ‘queimas’ de Natal pode ter surpresas e garantir ótimos resultados ainda em 2012”, avalia José Maria Facundes, que conclui: “O comerciante tem que fazer seu estoque girar através de promoções e liquidações, uma vez que manter os produtos antigos nas lojas só vai acarretar em prejuízos.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com