Cidades

Sind-UTE reivindica da PMI remuneração de hora-atividade

IPATINGA – A rede municipal de ensino em Ipatinga começou o ano letivo de 2013 com uma nova carga horária que contempla a destinação de 1/3 do expediente do professor para as atividades fora da sala de aula. O beneficio é fruto da luta do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Subsede Ipatinga, pela implantação do que prevê a Lei Federal nº 11.738 de 2008, que, através de ação na justiça, garantiu a adequação necessária para que o direito adquirido da categoria fosse cumprido.

A diretora do Departamento de Comunicação e Cultura, Isaura Azevedo, comentou que o novo quadro curricular feito pelo município prevê a mudança na jornada, que antes era de 20 horas para 22 horas semanais. A ampliação feita gerou um acréscimo nos módulos de aula do professor.

“A PMI optou por aumentar a carga horária dos profissionais da rede municipal, em vez de adaptar 1/3 do cargo de 20 horas semanais para o cumprimento da hora-atividade. Assim, entendemos que o professor tem que ter a remuneração proporcional a esse aumento. Nós acreditamos num esforço concentrado do governo, que tem dialogado com o Sindicato, em garantir esse pagamento aos educadores o mais rapidamente possível,” defendeu.

O Sindicato já esteve reunido com representantes do Executivo por duas vezes, nos dias 20 e 26 de fevereiro. Agora falta a Prefeitura de Ipatinga apresentar a proposta para o pagamento da nova carga horária. “Apresentamos a demanda da categoria em negociação e estamos aguardando o retorno, que por duas vezes teve a data alterada a pedido do governo”, justificou.

Após o ultimo encontro de terça-feira (26), a Prefeitura de Ipatinga ficou de apresentar a proposta de pagamento à diretoria do Sind-UTE na próxima segunda-feira (4).

NOTA
Em nota a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Ipatinga esclareceu que para dar início ao ano letivo de 2013, em cumprimento à decisão judicial que obriga a previsão de um terço de horas semanais para atividades extra-classe, foi promovida uma adequação na carga horária dos professores da rede municipal.
Este assunto compõe a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Educação. Após o encerramento das negociações, a decisão irá retroagir ao início do ano letivo, sem prejuízo para os servidores.

CONCURSO
Outra conquista do Sind-UTE/MG foi a nomeação dos aprovados no concurso público de 2012 pela Secretaria de Estado de Educação anunciada nesta quarta-feira (27).
Cida Lima, a coordenadora geral da Subsede de Ipatinga, lembrou que desde o ano passado o governo estadual vem sendo cobrado pelo sindicato a nomear os concursados. “Fizemos grande esforço para garantir a nomeação dos cargos abertos pelo concurso público, haja vista que nas escolas da rede faltam profissionais e o número de designações tem aumentado. O governo fez acordo com o Sind-UTE no ano passado, quando se comprometeu em convocar os aprovados e vem descumprindo esse acordo até então. Iniciamos na última semana a campanha ‘Nomeação dos Concursados Já’!, o que obrigou o governo a se manifestar”, ponderou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com