Cidades

Simulação de acidente alerta para os perigos do trânsito

IPATINGA – A simulação de um acidente de trânsito na manhã de domingo (22), integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito em Ipatinga, que acontece de 16 a 25 de setembro, promovida pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Ipatinga. O “acidente” parecia real e atraiu vários curiosos à avenida Roberto Burle Marx, próximo ao estádio Ipatingão. O principal objetivo da encenação é chamar a atenção e conscientizar a população sobre as consequências trágicas de irresponsabilidades no trânsito.

A simulação foi feita em parceria com o Samu, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Rodoviária. Na simulação, um motociclista “morreu” e duas pessoas “ficaram feridas”. Na encenação, o carro de passeio seguia pela avenida Cláudio Moura, e ao convergir para entrar na avenida Roberto Burle Marx, acabou colidindo na traseira de uma moto. O piloto “morreu” do local. Duas passageiras que estavam no carro ficaram presas às ferragens e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas pelo Samu ao hospital.

Os profissionais atuaram com realismo na encenação. A Polícia Militar isolou a área. Para retirar as “vítimas” das ferragens o Corpo de Bombeiros usou equipamentos para remover os parabrisas e teto do carro de passeio. Todo procedimento seguiu com perfeição ao protocolo de atendimento de todos os envolvidos. Muito comum em cenas de acidente, a simulação mostrou até mesmo pessoas que fazem fotos e compartilham nas redes sociais.

“A gente consegue perceber que a população quando vê um simulado consegue sentir o que é um acidente real. Conseguimos tocar nas pessoas para que elas consigam levar a sério a responsabilidade que é conduzir com segurança no trânsito”, disse Dierry Nilton, diretor do Samu de Ipatinga.

OUTRAS PROGRAMAÇÕES

A Semana Nacional do Trânsito engloba ainda outras atividades que se encerram nesta quarta-feira (25). Entre as ações estão palestras em instituições de ensino e blitz em parceria com o Instituto Raquel Barreto. “Essas ações são extremamente importantes para conscientizar a todos os usuários da via sobre o seu papel no trânsito, e assim evitar os acidentes”, enfatiza Tayrone Lagares, diretor do Departamento de Trânsito de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com