Cidades

Silveira e Cecília Ferramenta fazem “um gesto republicano”

Apesar das diferenças políticas, o secretário Alexandre Silveira e a prefeita de Ipatinga buscam entendimento comum para melhorar a saúde pública


BH
– O secretário de Estado de Saúde (SES), Alexandre Silveira, recebeu ontem em seu gabinete a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, para tratar de investimentos na saúde. Na oportunidade, foram pleiteados recursos para custeio da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), reforma da policlínica, construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Rede de Urgência e Emergência, reforma do Hospital Municipal, ambulâncias e construção de uma unidade do Hemominas. Todas as demandas serão analisadas pela equipe técnica da SES.

GESTO REPUBLICANO
O secretário Alexandre Silveira destacou que a postura do Governo do Estado é republicana. “A presença da prefeita é um gesto republicano em torno das conquistas que devemos buscar juntos. Estamos cumprindo com nosso dever de dar uma resposta à população. Somos orientados, sempre, pelo governador Antonio Anastasia, que nos sinaliza para que os gestores estaduais não devem ser pautados por coloração partidária e, sim, por uma política pública de Estado de saúde”, reforçou, lembrando que a UPA será inaugurada em um grande ato em Ipatinga. “No próximo dia 21 iremos anunciar uma série de investimentos para toda a região”, anunciou.

A prefeita Cecília explicou que a ida à Secretaria de Saúde representa responsabilidade com a cidade e o cidadão. “Temos que deixar qualquer aresta política de lado. Importante é levar saúde para a população. Reconheço a importância desse momento e o que isso representa para a cidade, sendo um gesto das diferentes esferas dos governos”, pontuou Ferramenta.

VEREADORES
Silveira destacou que tem recebido na Cidade Administrativa representantes de todo Vale do Aço. Parlamentares da Câmara de Ipatinga também estiveram na SES e pleitearam a liberação de recursos para construção de UBSs, entre outros. “A prefeita também trouxe seus pleitos. Tudo que pudermos fazer para atender, sem dúvidas, iremos fazer. No dia 21, junto a Cecília Ferramenta e Governador Anastasia, iremos anunciar os investimentos no encerramento da Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência Macro Leste”, adiantou.

Também estiveram na reunião o secretário Municipal de Saúde, Eduardo Penna, o superintendente regional de Saúde, Anchieta Poggiali, o secretário municipal de Comunicação, Lúcio Reis, o subsecretário de Estado de Políticas e Atenção á Saúde, Thiago Lucas, e o coordenador estadual de Urgência e Emergência da SES, Rasível Reis.

RMVA deve ser pensada em conjunto, diz Silveira
Silveira lembrou que os investimentos na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) devem ser pensados em conjunto. “Vivemos numa região metropolitana, o que acontece em uma cidade reflete, diretamente, na outra. Por isso as cidades devem estar integradas. Os municípios não vivem isoladamente. Se pensarmos em conjunto iremos avançar ainda mais”, acredita.

Cecília pontuou que os recursos para Ipatinga beneficiam não somente a cidade, mas toda a região. “Esta parceria que sempre procuramos fazer, respeitando os poderes, vai resultar em muitas melhorias. Estamos tendo uma oportunidade e um peso muito grande com a presença dele na Secretaria. Isso para nossa região é muito bom e acredito que ele pode levar recursos para nossa região”, destaca.

 

SES autoriza convênio com FSFX
IPATINGA
– A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) assina nos próximos dias convênio com a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) para investimentos nos Hospitais Márcio Cunha de Ipatinga e Municipal Jaques Pereira Gonçalves, de Belo Oriente. O secretário Alexandre Silveira esteve reunido com o presidente da Fundação, Luiz Márcio, o assessor de Relações Institucionais da FSFX, José Carlos Gallinari, o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Tiago Lucas, e o superintendente regional de saúde, Anchieta Poggiali.

BELO ORIENTE
Ao todo, o repasse será de R$ 7,4 milhões para investimento nas duas unidades e aquisição de equipamentos e materiais hospitalares. Até então o hospital de Belo Oriente estava atendendo apenas como pronto atendimento. “Por meio de um convênio ficou definido que a Fundação será a gestora dessa unidade. Os repasses de reforma e aquisição de equipamento serão feitos de imediato”, informa Silveira.

O Estado tem investido pesado na saúde do Vale do Aço. “O atendimento SUS na região tem melhorado devido aos investimentos feitos em Hospitais que atendem SUS. A reabertura deste hospital vai desafogar as unidades hospitalares de Ipatinga”, disse Poggiali.

O Estado já mantém convênios com a Fundação, a exemplo do Pró-hosp e Pró-urge. Além disso, com a criação da rede de urgência e emergência Macro Leste, as unidades hospitalares que atenderem também serão contempladas.

PLEITOS

A direção da Fundação aproveitou a reunião e discutiu outros pleitos para a região, a exemplo do investimento para ampliar o serviço de hemodiálise. “O Márcio Cunha já é referência em hemodiálise. Se o Estado investir na ampliação deste serviço será possível atender mais pacientes”, disse Luiz Márcio. A equipe jurídica e técnica da SES irá avaliar a possibilidade de se atender a demanda.


Silveira com o presidente da FSFX, Luiz Márcio, o assessor de Relações Institucionais da FSFX, José Carlos
Gallinari, o subsecretário, Tiago Lucas, e o superintendente regional de saúde, Anchieta Poggiali
(Crédito: Henrique Chendes)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com