Cidades

Siderúrgica vai atender 100 pacientes por dia

A ampliação no Hospital São Camilo, antigo Siderúrgica, vai contemplar 41 leitos para pacientes internados

 

FABRICIANO – Após ficar fechado por mais de um ano, a expectativa para a reabertura do Hospital Siderúrgica é grande, haja vista que a saúde regional vem sofrendo com a possibilidade de fechamento do Hospital Municipal de Ipatinga e os recentes problemas enfrentados pelo Hospital Vital Brazil.
Agora com a denominação de Hospital São Camilo, a empresa responsável pelas obras na unidade informou que a empreitada está na fase de acabamento. Já foi retirada toda a parte de cobertura e finalizadas as demolições para remanejamento de layout.
Também foram realizadas reforma de esquadrias metálicas, instalações hidráulicas de água fria e iniciados os revestimentos cerâmicos nos perímetros dos corredores e internações.
Todas as instalações elétricas e a prevenção de combate a incêndio foram iniciadas. Também foi instalado o novo forro monolítico da UTI, setor de construção novo, mas que não estava adequado às normas da ANVISA.
Nesses 44 dias de obras, foram feitas readequações das rampas às normas da ANVISA e em conformidade com projetos do Corpo de Bombeiro. Foi instalado o tapume de fechamento na fachada e feito reboco nos banheiros das enfermarias. As obras cumprem o cronograma previsto com o Estado.

REABERTURA
Em agosto, começam os atendimentos de urgência e emergência, internações e contratações de todo o corpo funcional. Além disto, serão realizados treinamentos de funcionários, contratação de corpo clínico e adequações legais quanto a conselhos de classe, como CRM, CRF, CRN, Coren e outros.
Em relação à antiga estrutura, as internações serão ampliadas com a construção de mais duas unidades. Serão disponibilizados 41 leitos aos pacientes internados. O Pronto Atendimento e a recepção serão ampliados devido ao remanejamento de layout, porém, permanece com mesmo tamanho de área.
A diretoria estima que serão realizados 2 mil atendimentos mensais de urgência e emergência. A estatística inclui o primeiro mês de abertura.

CORPO CLÍNICO
Até o momento foram feitas contratações apenas de profissionais para o quadro administrativo, como departamento de pessoal, secretária, assistente e outros. A equipe é responsável pelo recrutamento dos que enviam currículo.

Simões diz que reabertura aliviará hospitais regionais
Fabriciano
– Há menos de 15 dias para a reabertura do Hospital Siderúrgica, que será denominado de Hospital São Camilo, o prefeito Chico Simões (PT) analisou que as ações tomadas pelo município de Coronel Fabriciano foram fundamentais para o desfecho positivo da situação.
“Tínhamos muita tranquilidade ao acionar o Ministério Público Federal, pois entedíamos que essa era a única forma de chamar o estado de Minas Gerais para a sua responsabilidade. Agora de nada adianta reabrir o hospital daqui, fechar o de Ipatinga, e manter a ortopedia do Vital Brazil fechada. Isso só vai piorar o que já está bem ruim”, opinou.
Simões afirmou que agora é o momento ideal para o secretário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, assumir o seu papel e discutir a saúde regional dentro da hierarquia que a política do SUS estabelece. “Precisamos fazer esse grande debate com os municípios, assumindo cada um o seu papel. Enquanto atenção básica, sou obrigado com os atendimentos em unidades de saúde. Já os municípios mais bem equipados devem colocar aquilo que foi pactuado com aqueles que não são”, explicou.

Deputados
Simões ponderou ainda que os deputados regionais precisam ter coragem e compromisso com os municípios que os elegeram e buscar meios junto ao governo estadual para reverter a situação.
“Esses deputados são irresponsáveis e oportunistas. Eles precisam discutir política de saúde e não fazer da saúde trampolim político. O nosso secretário do Vale do Aço, a única coisa que ele fez foi mudar a lei e incluir Caratinga na nossa região, e nem foi para nos beneficiar, mas sim ao seu empreendimento”, criticou, referindo-se ao loteamento Parques do Vale.


O prefeito Chico Simões (PT) disse que é preciso
debater a saúde regional, para evitar fechamento
de outros hospitais, como no caso de Ipatinga

 

Ortopedistas se demitem no Vital Brazil
Timóteo
– O Hospital Vital Brazil informou que recebeu carta-demissão dos médicos ortopedistas há um mês por não mais suportarem a demanda excessiva de atendimento, devido à sobrecarga de pacientes. A suspensão dos serviços foi uma iniciativa dos médicos, e não do Hospital, informou a entidade.
A diretoria buscou profissionais da especialidade na cidade e região para os plantões, sem sucesso. Assim, a partir do dia 21, todo paciente ortopédico que chegar ao Hospital receberá o primeiro atendimento feito pelo clínico geral, que irá pedir a transferência do paciente para outra unidade, mediante cadastro na regulação.
Segundo manifesto dos médicos, a decisão se deve ao quadro de superlotação e falta de recursos repassados ao Hospital por parte do “Estado e governos municipais para cobrir esses atendimentos excessivos”. O Vital Brazil já protocolou a decisão dos médicos junto ao Ministério Público, Secretaria Municipal e Estadual de Saúde e aguarda que providências sejam tomadas a fim de reverter o quadro, para que a população não fique prejudicada.
O Hospital atua em capacidade máxima de atendimento há um ano e ampliou desde o início de 2012 o quadro de ortopedistas para tentar contemplar toda a demanda excessiva de pacientes. Até o início de 2012, eram cinco profissionais. Desde abril, nove especialistas faziam parte do corpo clínico.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com