Cidades

Servidores do Paraíso têm aumento de 6% a 61%

Projeto garantindo o reajuste, inclusive retroativo, foi aprovado na presença dos servidores

 

(DA REDAÇÃO) – Os servidores da Prefeitura de Santana do Paraíso terão aumento que varia de 6,08% a 61%, para alguns cargos. O reajuste será pago a partir do próximo mês e será retroativo aos meses de janeiro e fevereiro. Ao todo, são 800 funcionários. As reivindicações da categoria foram atendidas pela Administração e a proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, no último dia 19.
A campanha salarial do município teve início em agosto do ano passado e foi retomada em janeiro deste ano. Na pauta de reivindicações, os servidores pediram uma readequação dos níveis para que houvesse uma recomposição salarial justa. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Santana do Paraíso (Sindsesp), Ricardo Valverde, a intenção dos pedidos era acabar com o achatamento dos salários. “Com o passar dos anos, os salários dos servidores têm sofrido um processo que tem causado o achatamento dessas rendas. E por isso as perdas salariais se acumularam e precisam ser recompostas. E foi nesse aspecto que as reivindicações foram direcionadas”, explicou Ricardo.

ABONO
O presidente do Sindsesp esclareceu ainda que pela primeira vez os servidores tiveram um ganho real com o aumento dos salários. “Antes os níveis 1, 2 e 3 recebiam o mesmo salário e o reajuste vai mudar tudo isso”, garantiu o presidente.
Outro ponto destacado por Ricardo Valverde foi o fim da política de abono na cidade. “Com os reajustes que conseguimos, não precisamos mais contar com o abono. Nenhum servidor público da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso ganha menos que um salário mínimo. Isso foi sem dúvida uma grande vitória”, considerou Ricardo.

REAJUSTES
Entre os anos de 2008 a 2011, o índice de reajuste alcançado pelos servidores municipais de Santana do Paraíso chegou a 33%. “Apenas uma minoria de servidores ganhou o reajuste menor e essa parcela não atingiu nem 80 pessoas. E mais de 600 servidores tiveram reajustes diferenciados entre 21% e 61%”, explicou.
Ainda de acordo com Ricardo Valverde, em três anos de trabalho no sindicato já houve recomposições salariais de mais de 100%. “Esta é a melhor forma do Sindsesp demonstrar a todos o motivo pelo qual existe. Em 2011, demos um salto nos salários da Educação; em 2012, foi a vez da saúde, assistência social, operacional e administrativo”, disse.
Na página de internet do Sindsesp, é possível encontrar as mensagens de satisfação dos servidores após o reajuste. Os trabalhadores se manifestaram alegando estar satisfeitos com o fim do abono e do achatamento dos níveis.

CAMPANHA

De acordo com Ricardo Valverde, as negociações junto à Prefeitura de Santana do Paraíso foram tranquilas. “A Prefeitura não se opôs a atender às nossas solicitações. Nós tivemos o apoio tanto do Executivo quanto do Legislativo. E também não apresentamos uma pauta impraticável. Primeiro fizemos todo um estudo e sabíamos que a administração tinha condições de atender o que queríamos. A proposta foi aceita de forma integral e podemos dizer que os servidores estão satisfeitos”, afirmou o presidente do Sindsesp.
O prefeito do município de Santana do Paraíso, Joaquim Correia de Melo (PT) – o Kim – lembrou que desde seu primeiro mandato, a valorização e o reconhecimento da importância do papel dos servidores têm sido uma política de governo na cidade.


O presidente do Sindicato dos Servidores
comemorou o resultado da campanha salarial 2012

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com