Cidades

Servidores de Ipatinga decidem manter greve e criticam falta de diálogo

IPATINGA – O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Ipatinga (Sintserpi) anunciou ontem a continuidade da greve da categoria pela reposição das perdas salariais com a inflação, conforme decisão da categoria em assembléia. Os trabalhadores no serviço público de Ipatinga estão em greve desde o último dia 14. O movimento foi deflagrado depois de mais de 5 meses de ausência de diálogo por parte da administração municipal.

A diretora do Sindicato, Marcione Menezes Andrade, disse que nesta segunda-feira foi feita uma reunião com a administração, que não apresentou nenhuma proposta, limitando-se a agendar uma nova reunião para o dia 28.

CONTINUIDADE DA GREVE

“Em assembleia os servidores deliberaram por manter a greve até que a administração apresente uma proposta de reajuste”, informou Marcione.

Segundo ela, “soou muito mal a falta de presença do prefeito na reunião, e o servidor avaliou como descaso não apresentarem em proposta, uma vez que estão criando cargo de guarda municipal e após ter concedido mais de 60% de ganho real ao Procurador Geral e ao Procurador Adjunto”.

Ainda conforme a dirigente sindical, a administração precisa entender que a Assembleia é que decide. “Então, de forma livre e esclarecida, os servidores presentes na assembleia deliberaram por manter a greve”, concluiu.

Em nota distribuída à imprensa nesta terça-feira, a Prefeitura de Ipatinga alega dificuldades financeiras para atender às reivindicações, reitera que mantém o diálogo e elenca melhorias para beneficiar a categoria. A íntegra da nota da PMI é a seguinte:

NOTA EXPLICATIVA

A Prefeitura de Ipatinga esclarece que, diferente do que foi divulgado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga (Sintserpi) no início da noite desta segunda-feira (21), representantes do Poder Executivo receberam no prédio-sede do governo os líderes da entidade de classe, debatendo questões relacionadas a demandas da categoria em uma reunião que durou quase três horas.

Durante as conversações na mesa de negociações ficou estabelecido que haveria diálogo permanente com o sindicato até que a Administração viabilizasse uma proposta de recomposição salarial. E, com boa vontade e a anuência dos sindicalistas, foi agendada uma nova reunião para a próxima segunda-feira (28), ficando acordado que a greve seria suspensa a partir desta terça-feira (22), conforme consta em documento assinado.

Isto posto, fato é que a Administração Municipal foi surpreendida, mais uma vez, pela incoerência do sindicato ao descumprir flagrantemente o que foi estabelecido como fruto de um longo diálogo com seus representantes.

Entre outros aspectos limitadores de benefícios mais urgentes e abrangentes em favor dos servidores, que são dignos de todo reconhecimento, a Administração Municipal se posicionou com transparência sobre dificuldades orçamentárias. Contudo, admitiu avanços significativos quanto ao viés financeiro dos debates.

A Prefeitura de Ipatinga novamente ressalta que mantém o diálogo aberto e respeitoso com todos os órgãos e entidades de classe, lembrando que desde o início da atual gestão o governo se preocupa em preservar os servidores municipais de perdas de toda ordem.

Nesses primeiros meses de gestão, mesmo com a situação calamitosa ditada por problemas relacionados à pandemia, com sérios reflexos na economia local, o Governo sempre honrou o compromisso com as folhas salariais dos servidores municipais, inclusive pagando antecipadamente 50% do 13º salário no dia 10 de junho. Além disso, a Administração Municipal priorizou também o pagamento de férias atrasadas, cuidou da regularização do pagamento das férias dentro mês, assegurou o benefício de grau máximo de insalubridade para servidores da Saúde e viabilizou a gratificação de 20% a título de penosidade aos Agentes de Endemias.

O momento é de reafirmar o compromisso do Executivo com os servidores do município, sem espaço para deturpações em prejuízo de todos. Cabe repetir: a Prefeitura espera que seja cumprido o que foi acordado durante a reunião desta segunda-feira (21).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com