Cidades

Servidores da PMI tem até 6 de fevereiro para aberturas de contas

Servidores que não regularizarem o procedimento poderão ter o pagamento de fevereiro retido

 

IPATINGA – Termina no dia 6 de fevereiro os prazos estabelecidos para os servidores públicos municipais, da ativa e aposentados, providenciarem a abertura de contas salário ou corrente no Banco Itaú. Aproximadamente 1.500 servidores ainda não realizaram o procedimento, correndo o risco de ter o pagamento de fevereiro suspenso.

No dia 1º de março, a Prefeitura de Ipatinga creditará os salários dos servidores da ativa e a complementação dos aposentados, referente à folha de pagamento do mês de fevereiro, somente nas contas do Itaú, instituição que venceu licitação recente para processamento da folha de pagamentos do funcionalismo público municipal, não havendo mais pagamento por intermédio da Caixa Econômica Federal.

LICITAÇÃO

A alteração em relação à entidade financeira através da qual a prefeitura efetua o crédito do pagamento de seus servidores ficou definida em outubro de 2018, quando o Banco Itaú conquistou o direito de processar a folha dos 8.659 servidores ativos e inativos, ao superar as propostas apresentadas por outros dois concorrentes, o Santander e o Bradesco, para um contrato de cinco anos de prestação de serviços. A licitação foi realizada na modalidade pregão presencial. A atual prestadora de serviços, Caixa Econômica Federal, e o Banco do Brasil não se habilitaram para participar do certame.

De acordo com a secretária municipal de Administração, Bruna Rocha, há mais de dois meses a Prefeitura e o banco Itaú vêm oferecendo atendimento especial aos servidores em pontos distintos para abertura de contas.

“No saguão do 3º andar da PMI, um Posto de Atendimento Bancário (PAB) provisório foi montando para os trabalhadores do próprio prédio do Executivo e será fechado, após o dia 6 de fevereiro. O pagamento referente ao mês de janeiro ainda será realizado pela Caixa Econômica. Outro detalhe que vale ser ressaltado é que para receber o salário do mês de fevereiro em 1º de março, a conta no banco Itaú deverá estar ativa. Para isso, faz necessário que a mesma esteja aberta até o dia 15 de fevereiro”, explica.

“Após o vencimento do prazo para abertura de contas, os servidores que não abriram a sua conta devem procurar, com urgência, qualquer agência do banco Itaú no Vale do Aço, para regularização da situação”, enfatizou.

DOCUMENTAÇÃO

Para a abertura é exigido do servidor apenas um documento de identidade com o número de CPF, tendo em vista que o banco já dispõe dos nomes cadastrados. Recomenda-se portar RG e CPF ou a CNH – Carteira Nacional de Habilitação ativa, que contém os dois números.

Ao se registrar no novo banco, o funcionário já recebe automaticamente um cartão provisório. Ele tem a opção de abrir uma conta-salário (sujeita a limitações, mas por meio da qual é assegurada a transferência total do depósito para outro banco, sem pagamento de taxas, caso o cliente deseje fazer portabilidade) ou conta-corrente, com vantagens que a instituição contratante deve expor no ato de abertura. Desde já, o Banco Itaú garante, entre outros benefícios, a isenção, até 2023, da cesta de serviços básica que é comum a esta modalidade.

O servidor público efetivo ou aposentado que tiver dificuldade para realizar o procedimento de abertura de conta deve procurar o Departamento de Administração de Recursos Humanos da Prefeitura de Ipatinga, que fica no 3º andar, de 11h às 18h.

Atendimento nas agências

 

O atendimento aos servidores foi divido entre várias agências do Itaú, no Vale do Aço, obedecendo o critério de maior proximidade com a residência de cada um. A distribuição ficou assim definida:

AGÊNCIA CENTRO – Alex Müller, Alto Boa Vista, Ayrton Senna, Caçula, Caravelas, Cariru, Castelo, Centro, Cidade Nova, Contingente, Córrego Novo, Ipaneminha, Jardim Panorama, Limoeiro, Novo Cruzeiro, Parque Caravelas, Parque das Águas, Pedra Branca, Planalto, Planalto II, Primeiro de Maio, Recanto, Recanto Verde, Santa Clara, Taúbas, Veneza I, Veneza II e Vila Ipanema.

IGUAÇU – Bom Jardim, Cidade Nobre, Esperança, Ideal, Iguaçu, Irmãos Mariano, Nova Esperança e Vila da Paz.

CANAÃ – Ayrton Senna, Barra Alegre, Bethânia, Canaã, Canaãzinho, Chácaras Madalena, Chácaras Oliveira, Das Fontes, Forquilha, Granjas Vagalume, Industrial, Tiradentes, Vale do Sol, Vila Celeste, Vila Formosa, Vila Militar e Vista Alegre.

HORTO – Areal, Bairro das Águas, Bela Vista, Bom Retiro, Ferroviários, Horto, Imbaúbas e Santa Mônica.

OUTRAS AGÊNCIAS – Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.

Acesse o link agencia.ipatinga.mg.gov.br para ser direcionado ao seu local de atendimento.

O PAB definitivo já está sendo instalado na antiga área ocupada pela Caixa Econômica Federal, no andar térreo da Prefeitura, com os respectivos caixas eletrônicos (internos e externos), e ali todo servidor poderá movimentar normalmente sua conta. O atendimento no Posto é exclusivo aos servidores municipais. A previsão para o início de funcionamento do PAB é o dia 25 de fevereiro.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com