Cidades

Sepultamento marcado por homenagens e despedida

O velório foi realizado na igreja matriz São José e o cortejo fúnebre percorreu vários pontos da cidade

 

TIMÓTEO – O adeus a Padre Abdala foi marcado por muita comoção e lágrimas de despedida, de fiéis e amigos. A bandeira do município foi hasteada a meio mastro no Paço Municipal. O mesmo foi feito na Câmara Municipal.
Os funcionários da Casa e da Prefeitura foram liberados às 15h para acompanhar o velório e sepultamento do pároco, cuja trajetória estará para sempre marcada na história do município
“Padre Abdala Jorge foi incontestavelmente um líder da nossa cidade e para quem devemos prestar todas as homenagens. É uma grande perda, mas sua história e seus feitos permanecerão vivos na memória da população que sempre o admirou”, disse o presidente do Legislativo, Douglas Willkys (PSB).
Também presente ao enterro, o prefeito Sérgio Mendes (PSB) destacou a grande de contribuição de padre Abdala Jorge para o desenvolvimento do município, lembrando que a história do pároco começou antes mesmo da emancipação políticoadministrativo da cidade. Padre Abdala chegou a Timóteo em 1953, época em que município pertencia a Coronel Fabriciano. A emancipação só aconteceu um ano depois.
“O padre Abdala deixa muitas saudades e um modelo de vida que deve ser seguido por todos nós. A nossa comunidade nunca irá se esquecer da garra, força e determinação desse homem que dedicou sua vida a esta cidade”, falou.
Para Mendes, o padre Abdala foi um ícone da cidade, uma referência que se tornou liderança não só religiosa, mas também uma personalidade, que lutou em favor dos pobres e oprimidos, dos que mais precisavam.

MOVIMENTO SINDICAL
A diretoria da Central Única do Trabalhador (CUT) regional Vale do Aço afirmou em nota que o padre será sempre lembrado pela classe trabalhadora da região por sua atuação política e intervenções marcantes.
A mensagem do pároco veiculada em informativo da entidade sindical em outubro de 2003 foi relembrada em função da sua morte. “Caiu o muro de Berlim. A União Soviética se esfacelou, e o capitalismo sempre selvagem mantém neste mundo globalizado sua unidade de força que faz a classe trabalhadora calar, como questão de sobrevivência. O desemprego é mais uma arma do capital. A comemoração do massacre hoje nos traz a lembrança da década de 60, quando alimentamos esperanças da realização do nosso sonho. Democratizar o socialismo e socializar a democracia. Então, nosso sonho não pode morrer. Por isto que alimentamos ainda nossas esperanças. Não aceitamos trocar o nome, nem o conteúdo do socialismo, ele tem que ser trazido para nossa realidade”, escreveu.

LÍDER CORAJOSO
O candidato a prefeito Keisson Drumond (PT) suspendeu as atividades de campanha para acompanhar o velório do padre Abdala Jorge. O vereador afirmou que o pároco foi um grande líder, íntegro e corajoso, que dedicou a maior parte da sua vida à defesa dos trabalhadores e dos mais carentes.
“O padre Abdala foi, por muitos anos, o principal pastor da nossa cidade, sempre defendendo-a e à sua gente, cuidando e protegendo as pessoas. Enfrentou a ditadura, apoiou as lutas dos metalúrgicos e deu uma grande contribuição para a fundação do Partido dos Trabalhadores. Onde houvesse alguma vítima de injustiça ou opressão, lá estava o padre Abdala, lutando e defendendo a justiça e a verdade acima de tudo. Perdemos um verdadeiro herói”, lamentou.


A Igreja São José, situada no Centro Sul de Timóteo, foi a primeira em que padre Abdala celebrou missas,
ainda na década de 50, quando assumiu a paróquia

 

Influência na luta de classe e no movimento operário
Timóteo
– O padre Abdala Jorge era conhecido pelas suas posições polêmicas, tanto em relação às questões religiosas e sociais como políticas. De viés esquerdista, sempre defendeu teses ligadas ao pensamento marxista.
Além dos serviços religiosos que exercia com rigor, tornou-se conhecido por não tolerar atrasos de noivas nos casamentos e pelos sermões contundentes. Ele sempre esteve ligado à vida política e sindical de Timóteo e do Vale do Aço.
Teve papel ativo nas principais lutas dos metalúrgicos de Timóteo, muitas vezes subindo nos palanques para pronunciar discursos combativos, assim como fez em praticamente todas as manifestações e lutas sociais contra a ditadura militar, até a queda do regime em 1985.
Apoiou os principais movimentos de oposição sindical que culminaram com a fundação dos sindicais ligados à Central Única dos Trabalhadores e esteve à frente de praticamente todas as lutas e movimentos operários até início da década de 90, quando a saúde começou a apresentar sinais de debilidade, e Abdala restringiu sua atuação ao trabalho espiritual e intelectual, deixando inúmeros registros e entrevistas sobre a história regional, particularmente sobre o Massacre de Ipatinga, ocorrido em outubro de 1963.


Padre Abdala não escondia seu viés esquerdista, sempre defendendo teses ligadas ao pensamento marxista

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com