Nacionais

Senadores começam a votar reforma política

Agência Senado

BRASÍLIA – Os senadores começaram ontem a examinar proposta de reforma política da Câmara dos Deputados que passou por mudanças em comissão temporária formada por senadores. O PLC 75/2015 modifica três leis. Uma delas é o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). O objetivo, nesse caso, é fortalecer os partidos, cortar os custos das campanhas e disciplinar as doações e o repasse do dinheiro do Fundo Partidário.

O PLC 75/2015 estabelece que tanto empresas quanto as pessoas podem doar às campanhas eleitorais. As pessoas jurídicas, porém, estão autorizadas a repassar recursos apenas aos partidos políticos. O valor doado é limitado a 2% da receita do ano anterior à transferência do dinheiro até o máximo de R$ 10 milhões. Cada agremiação pode receber 0,5% do total.

Ao texto foram apresentados nove emendas de Plenário, que são sugestões de modificações no texto. Pelo menos duas delas proíbem a doação de pessoas jurídicas às campanhas políticas.

DOAÇÕES
Ao comentar sobre reforma política, o senador Jorge Viana (PT-AC) reiterou em Plenário nesta terça-feira (1º) que as doações empresariais a candidatos e a partidos devem ser proibidas. Ele também pediu apoio da Casa à sua emenda que torna crime a prática de caixa dois na política. O senador, que presidiu a comissão temporária de reforma política, apresentou emenda de Plenário ao PLC 75/2015, que está em votação e altera regras eleitorais.

Jorge Viana considera que o fim das contribuições de empresas contribuirá para a moralização das eleições, desde que seja estabelecido também um teto para doações de pessoas físicas. O senador admite que a reforma política envolve um debate “difícil, mas necessário”.

– Os milionários, os dos esquemas, vão ter dificuldade, e aqueles que fazem a luta partidária por ideal, por ideologia, por compromisso com movimentos sociais, por compromissos partidários, vão ter uma condição de apresentar suas propostas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com