Cultura

Semana da Consciência Negra tem Caminhada pela Diversidade

IPATINGA – Até o final de novembro, Ipatinga será palco de atividades culturais, caminhadas e debates em prol da promoção da igualdade racial e religiosa. A programação é uma realização da Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Unileste-MG, entidades ligadas aos grupos étnicos e religiões de matriz africanas e demais igrejas cristãs. Todas as atividades são gratuitas e abertas à participação popular.

Nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, representantes de diversas religiões e manifestações culturais participarão da 1ª Caminhada pela Diversidade Cultural. A concentração será à Estação Memória, no Centro, a partir das 8h. Na quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República, foi a vez das religiões de matriz africana pedirem paz e tolerância durante a 1ª Caminhada dos Terreiros de Umbanda. O evento foi promovido pelo Coletivo de Entidades Negras de Minas Gerais (CEN-MG), juntamente com o terreiro Ilê Axé de Ogum, de Ipatinga.

Secretário de Assistência Social de Ipatinga, Vasconcelo Lagares explica que o objetivo da mobilização vai além de lembrar a contribuição da cultura negra à formação sócio-cultural de Ipatinga, do Vale do Aço e do Brasil. Segundo Vasconcelo, ao inserir a diversidade cultural e religiosa na programação do evento, a Prefeitura de Ipatinga e parceiros propõem uma cultura de paz e respeito. “A administração da prefeita Cecília Ferramenta é pautada pela participação popular na efetivação de políticas públicas municipais. E este evento vem, justamente, reforçar que todos são iguais e com direito a voz”, argumenta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com