Cidades

Secretário diz que UPA 24h reforça rede de saúde

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – A partir das 7h deste sábado (22), os pacientes de urgência médica e pediatria de Ipatinga passarão a ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, no bairro Canaã. A UPA funcionará sete dias por semana, inclusive nos finais de semana e feriados, e conta com estrutura, equipamentos e quadro de profissionais suficientes para atender mais de 300 pacientes por dia.

Nesta quinta-feira (22), o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, acompanhou a imprensa em uma visita técnica às instalações da UPA 24 Horas. Na oportunidade, Penna reforçou que a nova unidade se destina ao atendimento de casos de urgência e emergência médicas, inclusive de pediatria, que antes eram atendidos no Pronto-socorro do Hospital Municipal de Ipatinga (HMI).

“A UPA 24 Horas é uma unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais, ajudando a desafogar o Pronto-socorro para ampliar e melhorar o acesso dos usuários à rede municipal de saúde. A unidade está pronta para funcionar e é uma determinação da prefeita Cecília Ferramenta abri-la para o atendimento à comunidade”, reforça. O secretário lembra ainda que a UPA de Ipatinga trabalha de maneira integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, responsável por dar o encaminhamento adequado a cada situação.

PRIORIDADE
Na UPA 24 Horas, o atendimento não é priorizado por ordem de chegada. Os pacientes têm que ser classificados de acordo com a gravidade de seu caso, obedecendo aos critérios do Protocolo de Manchester. Pacientes com quadros mais graves, como Acidentes Vascular Cerebral (AVC) ou infarto, por exemplo, têm prioridade no atendimento.

Na nova unidade, os médicos prestam socorro, atendem e fazem o diagnóstico e estabilização do paciente, que podem ser encaminhados para os leitos de observação ou para uma unidade hospitalar. Serão 400 funcionários, entre efetivos e terceirizados, à disposição da comunidade. Apenas no quadro médico, são 56 profissionais, sendo sete para cada plantão, com as presenças de dois cirurgiões, dois pediatras e três clínicos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com