Cidades

Secretário cobra na AMM agilidade em ação movida contra o Estado

Recursos devidos pelo governo de Minas com o Município de Timóteo somam mais de R$ 27 milhões

 

TIMÓTEO – O secretário de Fazenda de Timóteo, Anderson Lopes, esteve nesta terça-feira (27) na sede da Associação dos Municípios Mineiros (AMM), em Belo Horizonte, para solicitar agilidade na ação que a entidade move em nome do Município para tentar reaver os recursos retidos pelo Estado.

Na oportunidade Anderson conversou com o advogado da AMM, Thiago Ferreira, para se informar sobre o andamento do processo que tramita na Justiça. Os recursos que legalmente são do Município de Timóteo e deixaram de ser repassados pelo governo do Estado, já totalizam R$ 27.501.877,27. Os débitos são referentes a repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação), IPVA e ICMS.

DIFICULDADES

Em face disso, Timóteo vem enfrentando dificuldades financeiras por causa da inadimplência do governo mineiro. Para cobrir esses déficits, os gestores das Secretarias Municipais têm feito cortes em diversas áreas, reduzindo e renegociando diversos contratos em todas as áreas da Administração Municipal.

A prioridade determinada pelo prefeito Douglas Willkys é pagar em dia os salários e as férias dos servidores da ativa, a complementação dos aposentados e pensionistas, além dos serviços essenciais e fornecedores.

A previsão de pagar em dia todos os compromissos assumidos, no entanto, vai até dezembro de 2018, haja vista que não há nenhuma sinalização do governo estadual de que a realidade financeira – de queda mensal de receita – irá melhorar a partir de janeiro de 2019.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com