Cidades

Secretaria de Educação discute com escolas o Plano de Atendimento 2021

IPATINGA – A Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga está realizando um encontro com diretores e coordenadores de 29 escolas da rede municipal de ensino. Os encontros tratam do Plano de Atendimento de Alunos para 2021 e os resultados das provas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). Os momentos reservados a cada escola são coordenados pela secretária de Educação Eva Sônia Rodrigues e tem o apoio da Assessoria Pedagógica.

Criado em 2000 pelo Governo Estadual, em parceria técnico-pedagógica com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Simave avalia o nível de apropriação de conhecimentos e habilidades alcançado em Língua Portuguesa e Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, pelos estudantes das escolas das redes estadual e municipal em Minas Gerais.

BANCO DE DADOS

Para a Secretaria Municipal de Educação, os resultados do Simave tornam-se um importante banco de dados para análises e tomada de decisões estratégicas, uma vez que as notas das avaliações podem ser apresentadas, no site, de forma segmentada – por escolas, turmas e até individuais, por alunos.

“É a imagem da escola e do ensino municipal que está indo para a sociedade, de modo geral. As provas externas são extremamente sérias, muito bem elaboradas e baseadas em estudos e análises. Um material fantástico, que nos dá a possibilidade de avaliar, de fato, para onde está indo a educação de Ipatinga”, explica Giovana Miranda, assessora pedagógica de Língua Portuguesa.

Na busca pelo aprimoramento contínuo, a secretária Eva Sônia deixou claro o compromisso das novas equipes diretivas, eleitas em 2019, para garantir a aprendizagem adequada dos alunos na idade certa e levar o maior número possível de turmas para a Educação de Tempo Integral em 2021. “Chamamos, um a um, os diretores e coordenadores de escolas, para avaliarmos juntos onde evoluímos no último ano e onde precisamos melhorar em cada instituição, dentro da nossa missão, que é a de fazer uma educação de qualidade”, pontua Eva Sônia.

Os participantes aprovaram a iniciativa. “Esse encontro é fundamental para nortear algumas ações. A gente tem resultados quando tem parcerias. E nós, enquanto equipe diretiva, sabemos que podemos contar com a Secretaria Municipal de Educação. É extremamente importante esse sentar juntos, avaliar, analisar”, resume Zenaide Ramos, diretora da Escola Municipal Padre Cícero de Castro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com