Cidades

Saúde da mulher recebe atenção especial no sábado

IPATINGA – Amanhã (07) será especial para as mulheres colocarem a saúde em dia. Em Ipatinga, cinco das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão em horário estendido para a coleta de material preventivo do colo uterino (Papanicolau) e agendamentos de exames de mamografia. O horário especial tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres aos serviços ofertados gratuitamente pela rede municipal de saúde.

Na Unidade do Canaã, o horário de atendimento será das 7h às 13h. Já na UBS do Bethânia I e II e no Vale do Sol, a prestação de serviço segue ao longo da tarde, respectivamente, de 7h as 15h e de 7h as 16h. No Esperança, além de exames preventivos e palestras para o público feminino, haverá ação social na praça do bairro, com aferição de pressão, glicemia, oficinas terapêuticas e orientações sobre saúde. Em Ipatinga, a programação especial segue com atividades diversas ao longo de março.

APROXIMAÇÃO
A coordenadora das Linhas de Cuidados da PMI, Simone Gonçalves de Sá, explica que o horário ampliado oportuniza que todas as mulheres realizem ou programem os exames periódicos. “A rede municipal já garante acesso aos exames preventivos fundamentais para a saúde da mulher. Mas ações desse tipo aproximam, não só as mulheres, também a comunidade em geral dos serviços garantidos pela rede municipal, além de reforçar a importância de manter os cuidados com a saúde”, pontua a profissional.

Em 2014, a rede municipal de saúde de Ipatinga realizou 16.780 exames preventivos de colo uterino e outras 10.957 mamografias de rastreamento e já não há fila de espera das faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde para ambos os procedimentos.

Como ter acesso a exames e serviços

Para ter acesso aos serviços na rede municipal, basta à interessada apresentar um documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as mulheres com idade entre 40 e 69 anos devem realizar a mamografia de rastreamento a cada dois anos. Já as mulheres com sintomas (nódulos nas mamas) e histórico familiar para a doença devem realizar o exame anualmente ou conforme solicitação médica. O exame preventivo deve ser feito uma vez ao ano, a partir dos 25 anos de idade ou com o início da vida sexual.

Em Ipatinga, os exames podem ser agendados nas Unidades de Saúde durante todo o ano. Também nas unidades, a usuária encontra o suporte para o planejamento familiar. Além de reuniões, o município fornece gratuitamente anticoncepcional oral e/ou injetável, conforme opção da paciente. A receita tem a validade de seis meses e a medicação, é retirada e/ou ministrada na UBS de referência da paciente. Também é assegurada a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para adolescentes na faixa etária de 9 a 13 anos.

Timóteo previne contra câncer no colo uterino
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, fará uma ação especial de promoção da saúde feminina. Neste sábado (07), onze unidades de saúde estarão abertas para realizar o exame preventivo do câncer do colo uterino. O atendimento faz parte do Programa de Atenção à Saúde da Mulher.

O exame preventivo do colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto. Sua realização periódica permite o diagnóstico precoce o que reduz a mortalidade por câncer do colo do útero.

Não será necessário agendamento prévio. As mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, no horário das 8h às 16h. As unidades que prestarão atendimentos são: Timotinho, Limoeiro, Ana Rita, Bela Vista, Sede, Quitandinha, João XXIII, Ana Moura, Novo Tempo, Cachoeira do Vale e Primavera.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com