Cidades

São Camilo e Vital Brazil iniciam protocolo contra síndromes gripais

FABRICIANO – Com o objetivo de facilitar a identificação de possíveis casos suspeitos de Síndromes Gripais, como a Influenza, o Hospital São Camilo e Vital Brazil iniciaram uma triagem no Pronto Atendimento baseada no Protocolo de Enfrentamento às Síndromes Gripais, após reunião na Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, que apresentou as técnicas de abordagem da Influenza e o manejo clínico.

A infectologista, dra. Carmelinda Lobato, é a médica responsável pelo controle dos casos na região do Vale do Aço, e atua como representante do governo do estado. Na oportunidade foram propostas práticas eficazes no atendimento a pacientes com sinais da Influenza que inclui atenção especial à Síndrome Gripal com fatores de risco preconizando um atendimento prioritário, importância da vacinação contra influenza dos profissionais de saúde, medidas de isolamento, liberação do medicamento Tamiflu e outros.

O preenchimento da notificação para controle na Vigilância Epidemiológica também foi fator lembrado na reunião que contou com a participação de outras instituições de saúde da região. O novo fluxo adotado pelos Hospitais São Camilo e Vital Brazil otimiza o acolhimento dos pacientes suspeitos, já que nesta época do ano aumenta consideravelmente o número de pessoas acometidas por gripes, resfriados e alergias.

SÃO CAMILO

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do São Camilo, Dra. Mariana Vasconcelos, enfermeira Lílian Carvalho e técnica de enfermagem Claúdia Flausina, multiplicaram o protocolo internamente. O atendimento aos pacientes com síndrome gripal com fatores de risco são classificados no Hospital São Camilo logo na triagem com a cor BRANCA. A Farmácia dispensa o medicamento para os pacientes que forem atendidos e liberados para cuidados domiciliares.

VITAL BRAZIL
No Vital Brazil o protocolo foi abordado internamente pela enfermeira Sibéria Cristina Campos, que participou do encontro. A partir de agora, pacientes com suspeita de Influenza passarão pelos métodos de abordagem específica, conforme protocolo do estado, logo na triagem para direcionar ao atendimento mais ágil e tratamento da Síndrome.

AS SÍNDROMES
A Síndrome Gripal é causada pelo vírus da influenza e os sintomas são: febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas, como cefaleia, mialgia ou astralgia. Em crianças com menos de dois anos de idade é apresentada febre de início súbito, mesmo que referida, e sintomas respiratórios.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com