Cultura

Santinhas do Pau Oco retorna com novos quadros

IPATINGA – A peça teatral “Santinhas do Pau Oco”, comédia vista por quase um milhão de pessoas retorna a Ipatinga para duas únicas apresentações nos dias 13 e 14 de julho (sábado e domingo), às 20:00h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro.

O espetáculo reestreia com novos quadros e comemora a volta do ator Luís Yuner ao papel da noviça Regina. Em cartaz desde 2000, o espetáculo já foi visto por quase 1 milhão de espectadores, distribuídos em mais de 36 cidades. A direção do espetáculo é de Othon Valgas e a realização é da Cia de Teatro Corpo de Prova.

O ESPETÁCULO

A história de Santinhas acontece em um convento onde jovens freirinhas vivem sob as rígidas regras da madre superiora. As noviças tentam realizar, cada qual a seu modo, seus objetivos pessoais de prazer e alegria. Usando estratégias cômicas e até inocentes, criam formas de ludibriar a superiora, vivenciando seus sonhos, entre eles, cantar na Broadway. O espetáculo faz referência a vários filmes e musicais de irmãs de caridade passando pela Noviça Rebelde, a Noviça Voadora, Maus Hábitos, de Pedro Almodóvar e Mudança de Hábito.

Sem apelar para o grotesco e deixando blasfêmias de lado, o espetáculo busca um humor leve com o compromisso de fazer rir, e mostrando que nem tudo é pecado.

INSPIRAÇÃO

A base para a criação do espetáculo foi o roteiro do diretor de teatro Darci Di Mônaco, que na década de 80, influenciado pelo teatro de revista escreveu um texto com freiras. A situação política e social do país estava em crise, e isso refletiu no texto de Darci, que não se privou em denunciar, no espetáculo, o governo Sarney e a morte de um índio brutalmente queimado, naquela época.

A montagem de 2000 é diferente. Santinhas do Pau Oco segue como besteirol com o objetivo de ser uma comédia popular, despretensiosa e sem nenhuma contra indicação.

O espetáculo, com direção de Othon Valgas, contou com a assistência de Antônio Guarnieri, falecido em 2002. Grande diretor teatral, foi o fundador da Companhia de Teatro Corpo de Prova, que abriga o espetáculo “Santinhas do Pau Oco”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com