Cultura

Salão do Livro aposta em sustentabilidade

Estilista Elisa Grossi expressa sua criatividade em “Estampoema”, exposição de vestidos de noivas feitos a partir de resíduos sólidos

 

IPATINGA – O 6º Salão do Livro Vale do Aço abre suas portas nesta terça-feira (19), às 14h, no Centro Cultural Usiminas, com a programação cultural voltada para o tema sustentabilidade. Durante os seis dias do evento, que tem o patrocínio da Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, as atrações do Salão do Livro abordam a temática em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mês de junho.
Além do incentivo à leitura, dentre as atividades do “Salão Verde”, o público poderá apreciar uma programação permanente, que integra as exposições do fotojornalista Wolmer Ezequiel e das estilistas Elisa Grossi e Vanuza Bárbara, no Foyer do Centro Cultural Usiminas.
A exposição de Wolmer Ezequiel apresenta as 20 melhores imagens de paisagens, personagens anônimos e animais em extinção captadas pelas lentes do fotojornalista. “Um Olhar Jornalístico sobre o Cotidiano” foi produzida durante a rotina profissional de Wolmer, na cidade de Ipatinga e na região do Vale do Aço e traz fotos já publicadas e outras inéditas. “A rotina de fotografia jornalística reserva muitas surpresas e momentos únicos. Por isso, esta é uma exposição diferenciada, pois revela momentos que traduzem verdadeiramente as cenas registradas”, adianta o fotojornalista.

SUSTENTABILIDADE
Inspirada nas obras do escritor Carlos Drummond de Andrade, a estilista de Diamantina, Elisa Grossi, expressa toda sua criatividade em “Estampoema”, exposição de vestidos de noivas feitos a partir de resíduos sólidos e técnicas de bordaria e estêncil. Baseados nas obras do poeta mineiro, o conceito utiliza telas redondas, de 1,50 m de diâmetro, denominadas signos, como suporte das indumentárias.
Conforme a estilista, “Estampoemas” são peças que aliam arte, moda e ecologia, criadas com material reaproveitado. “A peça utiliza o corpo para colocar poesias em movimento. A bordaria é trabalhada em toda superfície das peças e, além das palavras, desenha de maneira urbana símbolos e ideias”, esclarece Elisa. “A linguagem poética do vestuário leva-nos ao parecer e à poesia de se transpor limites, de superação e de sociabilidade”, acrescenta.
Quem também aposta na combinação literatura, moda e sustentabilidade é a estilista ipatinguense Vanuza Bárbara. O poema “Elegia a uma pequena borboleta”, de Cecília Meireles, trouxe inspiração à estilista para criação das peças que compõem sua exposição, homônima à obra da escritora. A coleção tem como matéria-prima o reaproveitamento de materiais e objetos descartados pelas indústrias e pela sociedade.
O trabalho é repleto de simbolismo, onde o sentimento e a nostalgia andam juntos com a musicalidade, sons, cores, cheiros e sensações. “A coleção foi pensada não apenas para vestir, mas para criar sentimentos e pensamentos através de pinturas, bordados artesanais e fios soltos remetendo a costura que se faz e desfaz na formação da borboleta”, explica Vanuza.

MUDAS
O “Salão Verde” distribuirá 1.500 mudas de plantas ornamentais com uma frase de um célebre escritor em cada vaso. A ação é feita em m parceria com o Viveiro de Mudas da Usiminas.

Mais uma vez, Clesi participa do evento
Ipatinga
– O Clube dos Escritores de Ipatinga está mais uma vez presente no Salão do Livro Vale do Aço, com o patrocínio da Usiminas, apoio do Usicultura e incentivo do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Na programação do estande lançamentos, tarde e noite de autógrafos de produções do Clube e de autores independentes.
Na oportunidade, com o objetivo de fomentar e estimular a criação literária, mineira e brasileira, o Clesi abre o 12º Circuito de Literatura lançando o regulamento dos concursos: 27º Festival Estadual de Poesia, 11º FESP Destaque Infanto-Juvenil, 10º Prêmio Nacional de Poesia – Cidade Ipatinga, 4º Concurso Nacional de Contos, 9º Concurso Regional para Edição de Livros – Literatura Adulta e 4º Concurso Regional para Edição de Livros da Série Giro-Lê.

Evento oferece programação para crianças acima de 8 anos
Ipatinga
– Para crianças acima de 8 anos, a diversão estará garantida na Sala Multimídia do Centro Cultural Usiminas com a Brinquedoteca. Em parceria com o Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte, o espaço oferecerá oficinas didáticas, relembrando brincadeiras do tempo da vovó, jogos, quebra-cabeças, bonecas, fantasias e teatrinho de fantoches.
A novidade fica por conta do Cineminha Literário, nos dias 23 e 24 de junho, que terá exibições especiais de curtas infantis durante o Salão do Livro Vale do Aço. Os filmes fazem parte do acervo do Festival Internacional de Curtas-Metragens, realizado pela Gerência de Extensão da Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte.
O objetivo é mostrar, através da ludicidade dos jogos óticos, a relação da visão do olho humano, a formação da imagem no seu interior e as possibilidades técnicas do processo de criação de curtas-metragens de animação. Serão realizadas também exibições de curtas-metragens com diversificadas técnicas de animação e uma oficina de brinquedos óticos.

Cineminha Literário terá exibições especiais de curtas infantis durante o Salão do Livro Vale do Aço

 

Fotojornalista estreia exposição com o tema “Biodiversidade”
Ipatinga
– Durante a exposição no Salão do Livro, nos dias 19 a 24 de junho, no Shopping do Vale do Aço,o público vai poder ter acesso aos trabalhos do fotojornalista Wolmer Ezequiel, com 15 fotos inéditas que representam a biodiversidade no Vale do Aço. As imagens exploram rios, matas, montanhas, animas e o “contraste da modernidade das chaminés de uma cidade como Ipatinga e a natureza que permanece viva e aparente, representando o verdadeiro significado do codinome do município, “Cidade Jardim”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com