Cidades

“Sair do escritório” é o desafio do profissional de contabilidade

O encontro no Hotel Metropolitano foi prestigiado em peso pelos contabilistas do Vale do Aço
(Fotos: Emmanuel Franco)



FABRICIANO
– Mais de 200 profissionais de Contabilidade, autoridades e comerciantes prestigiaram o Jantar em Homenagem ao Contabilista na noite de segunda-feira (27), no Hotel Metropolitano, em Coronel Fabriciano. O evento, que é uma realização do Sindcomércio, chegou à 5ª edição em 2013. “Mais uma vez o jantar foi um sucesso, sendo abraçado em massa pela categoria. É assim que notamos a importância de continuarmos promovendo ações para fortalecer a ‘relação empresário-contador’. Podemos dizer, com tranquilidade, que atingimos nosso objetivo, que foi o de promover um grande encontro de contadores para que a classe fique unida e atualizada’”, comemorou José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

FACEBOOK TRIBUTÁRIO
O ponto alto do encontro foi a palestra de Roberto Dias Duarte, que é autor de cinco livros, professor em cursos de pós-graduação e administrador de empresas com MBA. Ele abordou o tema “A Era Gestão Tributária Colaborativa”, ressaltando a importância de os contabilistas estarem cada vez mais atentos com informações fiscais e tributárias.

“Hoje a gente vive em um gigantesco ‘Facebook Tributário’, no qual as empresas são obrigadas a divulgar informações de compras, vendas, estoques, receitas, pagamentos e apurações tributárias. E isso tudo é colocado para o Fisco através do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital)”, explicou o palestrante, para complementar: “Os profissionais de contabilidade, por sua vez, fazem esse processamento para as empresas e precisam receber essas informações com muita precisão e velocidade.”

Roberto Dias Duarte destacou que “empresas e contabilistas precisam se unir e trabalhar de forma mais coerente e concisa”. “As organizações contábeis estão passando por uma grande transformação. Elas precisam se preparar através de planejamento e melhorias tecnológicas, além de buscar capacitação profissional para os novos desafios que têm aparecido. Por isso é fundamental que as empresas participem de eventos como o Jantar em Homenagem ao Contabilista”, afirma.


“Hoje a gente vive em um gigantesco
‘Facebook Tributário’”, afirmou
Roberto Dias Duarte

IENTISTA
Classificado como “cientista da informação”, o profissional de contabilidade será cada vez mais requisitado, conforme analisa o palestrante: “Temos oito milhões de empreendedores no Brasil, legalmente constituídos, e outros 27 milhões ainda por se legalizar. Mais metade da população brasileira quer empreender, ser dona do seu próprio negócio. Não existe empresa sem contabilidade, nem contabilidade sem empresa. Até o tráfico de drogas tem ‘contador’, como uma empresa não teria? Quem quer boa gestão e navegar nesse mar tributário e fiscal com segurança, precisa de uma bússola e informações para saber aonde vai. É a contabilidade que vai cumprir esse papel.”
O palestrante ainda reforçou a importância de se entender “a organização contábil com uma empresa que também precisa de gestão e inovação”

TRADIÇÃO
Renato Nério Paviône, presidente do Sindicato dos Contabilistas do Vale do Aço (Sincovale), lembrou que o Jantar em Homenagem ao Contabilista já se tornou tradição. “Vemos o Sindicato do Comércio sempre apoiando o profissional da contabilidade e causando essa integração, que é boa para o profissional e para o empresariado”, disse.
Questionado sobre os erros cometidos pela categoria, Paviône comentou que o contabilista não pode ser ater somente ao escritório e documentos. “É notório que o mundo está se tornando virtual, sendo que isto tem atingido diretamente as contabilidades e os empresários”, lembra, para concluir: “É necessária a busca incessante pela profissionalização, cursos e treinamentos. A gente tem que sair da inércia, uma vez que aquele esquema de trabalhar somente dentro dos escritórios, de não ter um conhecimento do negócio do cliente e das movimentações, não dá mais certo. Sair de dentro dos nossos escritórios e alcançar os clientes tem sido o maior desafio.”


Renato Nério Paviône, presidente
do Sindicato dos Contabilistas
do Vale do Aço

JANTAR
A homenagem ao Contabilista foi uma iniciativa do Sindcomércio com apoio da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) e do Sebrae. Teve o patrocínio da gráfica Artpublish, do Garcia Supermercados e da Cooperativa Consul. Além da palestra e do jantar, ainda foram sorteados brindes durante o encontro.


Facundes destacou a importância de
promover ações para fortalecer a ‘
relação empresário-contador’

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com