Cidades

Saeb vai avaliar as escolas de Timóteo

TIMÓTEO – Coordenado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, os gestores das escolas municipais de Timóteo participam nesta terça (05) de um encontro para definir o planejamento das ações necessárias à aplicação das avaliações do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). A reunião de trabalho acontece a partir das 7h30 na sala 19 da Secretaria de Educação.

O Saeb, do Ministério da Educação, tem por objetivo avaliar a qualidade e a eficiência da educação brasileira. As provas serão aplicadas no período de 11 a 21 de novembro por profissionais capacitados através do MEC. Todos os 1.342 alunos do 3º ano, 5º ano e 9º passarão pela avaliação.

ANÁLISE

O desempenho dos alunos da educação básica permite uma análise para eventuais mudanças das políticas públicas sobre a educação. “Este ano, o sistema tem uma novidade em relação aos anos anteriores com a criação da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), que estabelece a aplicação de provas para os alunos do 3º ano”, comenta Maria Aparecida Cezário de Macedo dos Reis, gerente do Departamento de Ensino.

Em novembro, serão avaliados os níveis de alfabetização e letramento na língua portuguesa dos 376 alunos matriculados no 3º ano. A Prova Brasil abrangerá os 432 alunos do 5º ano e os 534 alunos do 9º ano, que serão avaliados em matemática e língua portuguesa. Na semana passada, esses mesmos estudantes passaram pelas avaliações do Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização) e Proeb (Programa de Avaliação da Educação Básica), da Secretaria de Estado da Educação.

SAEB
O Sistema de Avaliação da Educação Básica avalia a educação básica brasileira e contribui para a melhoria de sua qualidade e a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas. Além disso, oferece dados e indicadores que possibilitam maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com