Cidades

Sabatina na TV comprova clima tenso em Fabriciano

O debate com os candidatos de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes e Celinho do Sinttrocel, esquentou a noite dos telespectadores da TV Cultura    (Crédito: Nadieli Sathler)

IPATINGA – Os postulantes ao cargo de prefeito no município de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes (PT) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB), participaram na noite de terça-feira (25) do debate promovido pela TV Cultura, em Ipatinga. O encontro foi transmitido ao vivo pelas rádios Vanguarda e Itatiaia Vale do Aço.
Essa foi a quarta rodada de sabatinas promovida pela emissora. Foram ouvidos os candidatos de Santana do Paraíso, Ipaba e Belo Oriente.
No primeiro bloco, os candidatos puderam falar abertamente sobre temas previamente sorteados. Rosângela Mendes abriu as discussões falando sobre suas propostas para a área do esporte. “Nós entendemos que o esporte é mais importante para a juventude, para garantir qualidade de vida. Por isso, queremos a manutenção de programas como o Segundo Tempo, Esporte e Lazer na Cidade e o Esporte na Praça. Também vamos abrir a quadra das escolas nos finais de semana, porque assim damos oportunidade a todos para praticarem o esporte. E também garantir a continuidade do Bolsa Atleta e construir e revitalizar campos, quadras, ginásio e praças”, declarou.
Já o candidato do PCdoB falou que, como prefeito, vai incentivar e construir mais quadras poliesportivas. “Precisamos garantir infraestrutura para os campos de futebol e ao mesmo tempo construir mais, dando opção à juventude para praticar esportes, pois assim eles não se envolvem com as drogas. Vamos garantir, com o Ministério do Esporte, que é gerido por um membro do partido do qual faço parte, a oportunidade de trazer recursos para garantir verdadeiramente um ginásio poliesportivo”, disse.
Ainda dentro do tema, Celinho afirmou que a única opção de esporte e lazer disponível em Coronel Fabriciano era o Sintro Clube, espaço privado dedicado os associados do sindicato do qual o deputado estadual foi por muitos anos presidente. “Garantimos parque aquático, quadras e um ambiente saudável a toda a população”, disse. A candidata petista confrontou as declarações do adversário, citando que o acesso ao clube era permitido apenas para associados, e não a todo população, como alegou inicialmente o deputado.

SEGURANÇA
No segundo bloco de perguntas, Celinho foi interrogado sobre as iniciativas do Plano de Governo do candidato para diminuir o índice de homicídios no município. “Vamos garantir um Batalhão da Polícia Militar e ainda trabalhar para ter uma delegacia regional da Polícia Civil e infraestrutura para o Corpo de Bombeiros. Com mais possibilidade de emprego para os jovens, poderemos diminuir esses índices de criminalidade. Precisamos ainda garantir um centro de tratamento para dependentes químicos”, apontou.
Na oportunidade de questionar as afirmações feitas pelo concorrente, Rosângela Mendes pontuou que na atual gestão já existem parcerias com as instituições católicas e evangélicas para tratamento de dependentes químicos. “Já fazemos o trabalho de prevenção e tratamento desse público”, afirmou.

PARQUE LINEAR
Rosângela ainda teve a oportunidade de falar sobre a continuidade dos projetos do Parque Linear em seu mandato, caso seja eleita. A petista aproveitou o momento para novamente criticar o oponente.
“Quando nosso opositor fala de quadras e praças, ele diz que no seu governo vai fazer. Aliás, ele já coloca o Sintro Clube como um lugar público, mas que na verdade é pago. Nós defendemos locais públicos para todos, como já acontece com a Praça da Estação. No Parque Linear, além de toda a benfeitoria para a região do Melo Viana, serão construídas muitas áreas de lazer, que são obras viabilizadas com dinheiro do governo federal da presidenta Dilma, do meu partido”, reforçou.
Por sua vez, Celinho afirmou que, sem ser prefeito, já fazia muito pelo município de Coronel Fabriciano. “É um clube aberto à nossa população, é um espaço de entretenimento e lazer para a população. Agora muito me estranha a candidata Rosângela dizer que as obras do Parque Linear estão a todo vapor se dos quase nove quilômetros de obras escolheram a parte mais fácil de fazer, que é o perímetro próximo ao Hotel Metropolitano. A situação crítica da desapropriação ainda está por fazer”, disse.
Em resposta, Rosângela lembrou que as grandes obras do Parque Linear já foram feitas, que são as intervenções nas ruas Jacaraípe e São Vicente, próximo ao Beco Mouro e do Sudário. “O senhor mais uma vez demonstra que não conhece a cidade e que não tem residência própria aqui. As obras começaram no Caladão, onde estão sendo feitas as macro-drenagens. Então isso prova que você não conhece a nossa cidade, porque as obras que começaram próximo à rua Julita Pires Brito, onde você mencionou, são a conclusão da etapa de drenagem”, retrucou.

EMPREGO
Um eleitor ouvido pela equipe da TV Cultura questionou quais os projetos Rosângela Mendes tem para geração de emprego e renda. A candidata petista lembrou que o Distrito Industrial viabilizado na gestão atual vai gerar 2 mil postos de trabalho e tem 40 empresas inscritas. “Os nossos projetos de qualificação profissional estão preparando os jovens para serem aproveitados por essas empresas. O comércio em Coronel Fabriciano foi o que mais cresceu na região do Vale do Aço. Tivemos a instalação de três novos supermercados no município. Isso prova que temos capacidade de estimular o desenvolvimento econômico”, citou a candidata do prefeito Chico Simões (PT).
Na sua oportunidade de discutir as declarações da adversária, Celinho lembrou que o município não tem uma empresa de médio porte, e que isso só será viabilizado com a intervenção do governador do estado. “Para fortalecer o Distrito Industrial, vamos manter o diálogo e a parceria. Com muito empenho, para refletir em melhor arrecadação nos cofres públicos. Acho que 40 empresas é muito pouco”, atacou.

SAÚDE
No momento em que a saúde do município veio à tona, os candidatos novamente divergiram. De um lado, Rosângela Mendes alegou que o município tem investido na Atenção Básica com a contratação de novas 15 equipes do Programa Saúde da Família. E ainda que por muitos anos a Prefeitura bancou ajuda financeira ao antigo Hospital Siderúrgica.
Já Celinho garantiu que foram as muitas audiências que teve com o governo estadual que resultaram na reabertura do Hospital São Camilo, e que se houvesse melhor cobertura nas unidades de saúde o atendimento médico na região não estaria prejudicado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com