Cidades

Rosângela Mendes deixa governo de Chico Simões para disputar a eleição

O prefeito Chico Simões ao lado da pré-candidata a prefeita Rosângela Mendes (PT) e do vice Bruno Torres (PPL), que anunciaram ontem a desincompatibilização   (Crédito: Nadieli Sathler)

 

FABRICIANO – “Tenho a convicção de que a Rosângela Mendes e o Bruno Torres são dotados de capacidade, responsabilidade e conhecimento. Fabriciano não vai precisar parar e recomeçar. Vamos ter com eles a continuidade.” A afirmação é do prefeito Chico Simões ao participar ontem do ato em que a pré-candidata do PT, Rosângela Mendes, e seu vice, Bruno Torres (PPL), anunciaram o afastamento dos cargos de secretários no governo para disputar a eleição de outubro. A exoneração ocorreu oficialmente no dia 4 de junho, data limite para desincompatibilização. A dupla que encabeça a chapa majoritária para a sucessão na Prefeitura de Coronel Fabriciano conta com o apoio irrestrito do prefeito. Os dois compõem o primeiro escalão do governo de Simões há sete anos e seis meses.
“Pedimos exoneração antes do feriado. Acho que temos que dar essa satisfação. Enquanto secretários, temos que nos afastar quatro meses antes da eleição”, informou Rosângela.
Presente ao encontro na sede do PT, Chico Simões destacou o papel de Rosângela Mendes na administração. “A Rosângela esteve à frente da Secretaria de Governo e de Comunicação que lida diretamente com o poder Legislativo e a imprensa. Na qualidade de cidadão fabricianense, venho de uma maneira muito otimista e responsável dizer que ela tem experiência e compromisso com a cidade. Rosângela tem raiz em nossa cidade, pois mora aqui desde os 9 anos, todos os seus filhos residem no município”, pontuou o prefeito.
Além de destacar a forma democrática e madura como os nomes de Rosângela e Bruno foram escolhidos, Simões afirmou ter tranquilidade para endossar a candidatura de seus secretários.

CAPACIDADE
O prefeito fez questão de destacar que Rosângela Mendes foi vereadora por dois mandados consecutivos na Câmara de Coronel Fabriciano, e ainda ocupou os cargos de secretaria de Educação.
“A experiência da Rosângela, a militância, os papéis e funções que ela ocupou no governo me dão total tranquilidade. O Bruno também está conosco durante o mesmo período. Eles conhecem toda a máquina, todos os projetos – não só aqueles que já foram executados, mas que estão em execução e os que virão a ser implementados”, afirmou.
Simões disse ter certeza que os dois vão fazer realmente o melhor pela cidade, porque conhecem a estrutura existente e ajudaram a construir tudo que está acontecendo no município.

PÉ NO CHÃO
“Estou à frente do governo por três mandatos, isso é sinal de que a sociedade acredita na gente. Vejo como um fato muito positivo para Coronel Fabriciano os dois terem sido indicados de forma democrática, madura, sem nenhum entrave. A aproximação não foi numérica, ela é qualitativa”, declarou.
O prefeito ponderou que na maioria dos arranjos políticos nessa fase de pré-lançamento de candidatura, as pessoas ficam mais preocupadas com o tempo de rádio e televisão. “Nós não temos essa preocupação. Nós somos da época em que campanha na televisão não existia. Tínhamos apenas o rádio e o sapato. Temos que primar pela qualidade. Por isso, a escolha do vice foi para agregar. Nós não estamos preocupados com o vice porque ele pode nos dar um tempo maior de televisão”, esclareceu.
Chico salientou ainda que o vice deve ser um prefeito em potencial, pois é preciso ter alguém na retaguarda, em quem o prefeito possa confiar plenamente. “O vice é um prefeito em potencial, que vai estar colaborando de uma maneira efetiva na construção de uma cidade onde todos gostaríamos de morar. Numa eventual falta, pois ninguém está livre de qualquer tipo de acidente, a gente tem que saber quem vai ficar no lugar do prefeito. Isso se aplica ao Bruno”, falou.

SUCESSÃO
Simões recordou que quando assumiu pela primeira vez o Executivo, teve que acertar muita coisa até conseguir a liberação dos recursos. “Foram necessários dois anos e seis meses para acertar a cidade, colocando-a apta a receber investimentos”, lembrou.
“Hoje temos um banco de projetos. O município está com a situação toda regularizada. Não vamos perder tempo. Acho que Coronel Fabriciano já perdeu muito tempo. Não quero culpar nenhum dos prefeitos que passaram por aqui. Ficamos muito tempo na lamúria, só chorando que a cidade não tinha jeito, pois era muito pobre”, asseverou.
Quando assumiu a Administração Municipal em 1997, Chico revelou que no município não havia o serviço de varrição as ruas.
“Tenho a tranquilidade de estar sendo substituído por alguém que vai fazer muito mais e melhor do que fiz. Rosângela e Bruno têm experiência e fizeram muito conosco, não são pessoas que caíram aqui de para-quedas. São pessoas que conhecem a cidade, o governo por dentro, na sua intimidade”, arrematou.

Candidata destaca avanços na educação, saúde e infraestrutura
Fabriciano
– O município de Coronel Fabriciano sofre as conseqüências de uma ocupação desordenada, sem planejamento adequado. Hoje o maior desafio do gestor público é reconstruir a cidade com condições dignas e seguras para as pessoas morarem.
Sob essa ótica é que a candidata petista Rosângela Mendes pretende governar o município, nos moldes do que vem sendo executado pelo prefeito Chico Simões, seu companheiro de partido e militância.
“Não importa se a pessoa mora no Centro ou nas partes altas. As mesmas condições de água, luz, esgoto, infra-estrutura, calçamento, escola, unidades de saúde, e outros serviços devem existir para todos. Foi isso que fizemos nos últimos sete anos no município”, destacou.
A ex-secretária afirmou que as obras de drenagem e redes pluviais realizadas e já concluídas no bairro Aparecida do Norte agora serão feitas no bairro Padre Rocha. Famílias foram removidas de áreas de risco e reassentadas em novos locais.
“Precisamos dar continuidade às políticas públicas que asseguram cultura, esporte e lazer, que foram criadas em nossa gestão ao lado do prefeito Chico Simões. Isso traz dignidade e igualdade para todos”, salientou.

Educação
Atualmente 70% dos alunos com idade entre 0 a 14 anos do município de Coronel Fabriciano estão matriculados na Escola de Tempo Integral. A perspectiva de Rosângela é que 100% desse público seja atendido nas escolas municipais. Na Escola de Tempo Integral, além das crianças aprenderem o conteúdo básico, elas tem 4 refeições e aulas de informática, oficina de arte, oficina de música, oficina de dança, hora de brincar, acompanhamento para o dever, etc.
“Aqui em Coronel Fabriciano nós também aproveitamos o exemplo do Lula, que juntou com um empresário, o Zé Alencar, e trouxe resultados positivos. Estou aqui como pré-candidata à prefeita juntamente com o Bruno, que representa o meio empresarial, algo que desde 2005 estava acontecendo com Chico Simões e com Antônio Eugênio, e a cidade tem experimentado um crescimento melhor, uma ação mais justa, as pessoas estão vivendo mais felizes e a cidade tem desenvolvido”, afirmou.
Com 15 novas equipes do Programa Saúde da Família, a área da saúde do município alavancou consideravelmente, passando a cobrir 53% da população, conforme determina o Ministério da Saúde.

Segurança
“Hoje temos um município com alarmantes índices de criminalidade. Isso porque o governo estadual não equipou as Polícias Civil e Militar segundo a real necessidade. A escassez de mão de obra é tamanha que, depois das 18:00h, uma viatura da PM daqui precisa se deslocar até Ipatinga para registrar um boletim de ocorrência. Com isso a cidade fica desprotegida”, pontuou.
Rosângela defende que uma reviravolta só vai ocorrer se os policiais tiveram bons salários e forem bem equipados. Coronel Fabriciano mantêm o aluguel dos dois imóveis em que as forças policiais estaduais trabalham. Além de custear a manutenção nas viaturas e ceder servidores municipais as corporações.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com