Cultura

Romaria Ecológica tem início praça 29 de Abril

TIMÓTEO – Fiéis de várias cidades da região têm encontro marcado neste sábado (13), bem cedo, em Timóteo, para mais uma “Romaria Ecológica”, tradicional evento religioso e popular que, anualmente, reverencia Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do Parque Estadual do Rio Doce, e São Sebastião, padroeiro da cidade. Esta é a décima edição da romaria, que deverá ser acompanhada por centenas de cavaleiros e de veículos, dando um colorido diferente e alegria por onde passam.

Três grupos de católicos, ambientalistas e moradores sairão de Timóteo, de Marliéria e de Dionísio, carregando imagens dos santos, com destino ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD), que comemora 69 anos de fundação. Na entrada da reserva ambiental – a maior porção contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais – será celebrada uma missa campal e feita a recondução da imagem de Nossa Senhora dos Remédios à capela do PERD. Após a celebração, será empossada a nova diretoria da Associação dos Amigos do Parque do Rio Doce.

Uma extensa programação foi organizada pela Igreja Católica para anteceder a “Romaria Ecológica”. Desde o dia 6 de julho, têm sido realizadas celebrações diárias, nas igrejas das comunidades no entorno do Parque do Rio Doce, que se encerram nesta sexta-feira (12), às 19h, com celebração eucarística e apresentação cultural na Igreja de São Sebastião, no Centro Sul de Timóteo. No mesmo horário será celebrada, na Igreja Matriz de Marliéria, o sacramento da “Unção dos enfermos”.

ROMARIA
Em Timóteo, a concentração dos fiéis para a “Romaria Ecológica” começa às 5h30 deste sábado, em frente à Paróquia São Sebastião, no Centro Sul. Após alvorada com a banda Santa Cecília, cavaleiros e motoristas sairão com destino ao Parque do Rio Doce, carregando a imagem de São Sebastião, simultaneamente com os grupos de Marliéria e de Dionísio.

A previsão é de que a romaria até o Parque do Rio Doce dure pouco mais de quatro horas. Antes de chegar à reserva, os cavaleiros e motoristas de Timóteo farão duas paradas, a primeira prevista para as 7h30, na comunidade de Cava Grande, e a outra às 9h, na comunidade de Santo Antônio da Mata, onde será feito o plantio de mudas de árvores em frente à Igreja Católica.

Os romeiros de Marliéria, acompanhados da imagem de Nossa Senhora da Saúde, também farão três paradas antes de chegarem à reserva do PERD. A previsão é de que às 8h o grupo chegue ao pico Jacroá, onde serão feitos a bênção aos cavaleiros e uma reflexão sobre “Juventude e fraternidade”. A segunda parada, uma hora depois, está prevista para a fazenda Juca de Nelson, e a última às 10h30, na comunidade de Santa Rita, com bênção aos cavaleiros.


Fiéis lembram a caminhada de Dom Helvécio para criar reserva

A “Romaria Ecológica”, que pelo décimo ano consecutivo tem a participação de Timóteo, é o ponto alto das comemorações do 69º aniversário de criação do Parque Estadual do Rio Doce. O encontro de fiéis de várias cidades da região na entrada do Parque do Rio Doce, neste sábado (13), por volta das 11h, lembra o esforço do bispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira para a criação da primeira unidade de conservação de Minas Gerais, oficializada no dia 14 de julho de 1944.

O Parque Estadual do Rio Doce ocupa um terço do território de Timóteo, além de parte das cidades de Marliéria e Dionísio. Com 36.970 hectares e 40 lagoas – entre as quais a “Dom Helvécio”, com 6,7 Km² de extensão e mais de 30 metros de profundidade, é a maior área de Mata Atlântica contínua de Minas Gerais, considerada “Reserva da Biosfera” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com