Cultura

Rodrigo Zeferino lança fotolivro no 13º Salão do Livro do Vale do Aço

Obra que apresenta imagens do projeto O Grande Vizinho seria lançada em 2020, mas evento foi cancelado devido à pandemia

Foto: O autor já lançou o fotolivro em outras cidades brasileiras –  Crédito: Mariana Penna

IPATINGA – Você, morador do Vale do Aço, gostaria de contemplar a paisagem de Ipatinga por um ponto de vista bem especial? Conheça o fotolivro de Rodrigo Zeferino.

Durante os anos de 2016 a 2018, o artista visual ipatinguense desenvolveu um ensaio fotográfico intitulado O Grande Vizinho. Nas imagens ele aborda a peculiaridade da paisagem local, uma curiosa mistura de arquitetura urbana com planta industrial.

A publicação será lançada neste sábado (11), no Centro Cultural Usiminas, dentro da programação do 13º Salão do Livro do Vale do Aço. Na ocasião, o autor vai falar sobre o projeto e autografar.

Em 2017 o projeto recebeu um dos maiores prêmios da fotografia artística brasileira, o Prêmio FCW, oferecido pela Fundação Conrado Wessel, de São Paulo. A entidade distribui mais de R$ 200 mil entre os três primeiros selecionados, e O Grande Vizinho ficou em 1ª lugar.

Para mostrar o trabalho para seus conterrâneos, Zeferino realizou uma grande exposição no Centro Cultural Usiminas, em 2018. Foram 40 fotografias que ocuparam toda a galeria Hideo Kobayashi, além de esculturas e uma videoinstalação.

Em 2019 o trabalho foi laureado novamente, dessa vez pelo Prêmio Foto em Pauta, oferecido pelo Festival de Fotografia de Tiradentes. A premiação banca os custos de produção de um fotolivro, que desde então está em circulação.

A publicação, com o selo da editora Tempo d’Imagem, seria lançada em 2021 durante o Salão do Livro do Vale do Aço. Contudo, o evento teve de ser cancelado devido à pandemia de Covid-19.

Serviço:

Lançamento do fotolivro O Grande Vizinho, de Rodrigo Zeferino

Sábado (11), às 19h

Centro Cultural Usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com