Cultura

Rodrigo Zeferino e Nilmar Lage expõem em Belo Horizonte

IPATINGA – A arte dos ipatinguenses Nilmar Lage e Rodrigo Zeferino marcou a III Semana de Fotografia, em BH, evento que se encerrou no último domingo (23) celebrando a fotografia como expressão artística. A programação reuniu mostras individuais e coletivas, projeções temáticas, vídeo-instalação, encontro com autores e mesas de discussão entre os produtores do festival, dentre outras atrações.

Viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o evento é idealizado e realizado pelo fotógrafo, pesquisador e professor Tibério França, curador da Mostra, ao lado de Adolfo Cifuentes, Fabiana Figueiredo, Francilins Castilho Leal, João Castilho, Cleber Falieri e Marco Aurélio Prates.

PAIXÃO
Nilmar Lage participa do evento com “Paixão”, ensaio fotográfico baseado na Paixão de Cristo. O trabalho é inspirado em uma experiência particular do artista, quando sua mãe acompanhou seu irmão, vítima de câncer. “Foi um processo de sofrimento e dedicação. Amor e esperança. Morte”, destaca Nilmar. Além de Edilamar Lage, mãe do fotógrafo, outras seis mulheres compartilharam, “gentilmente, suas histórias e sua marcas para a realização das fotos”, como enfatiza Nilmar.

INTIMIDADE
“Aqui de perto você me vê melhor” é o nome do ensaio de Rodrigo Zeferino em exibição no CentoeQuatro. O trabalho é um fragmento do projeto “Arredores”, executado entre os anos de 2009 e 2012, que documentou parte da zona rural do Vale do Aço mostrando hábitos e costumes do povo da região, bem como as interferências causadas pela ampliação do espaço urbano e da industrialização.

“A intimidade é o desafio do documentário. Chegar perto, infiltrar-se, poder tocar antes de fotografar. Quanto mais perto, mais o fotógrafo pode perceber nuances e singularidades do objeto de seu estudo, seja ele uma coisa, um acontecimento, um animal, ou pessoas. Detalhes contam histórias, e algumas dessas histórias se contam nesse meu ensaio”, comenta Zeferino, que figura entre os 15 selecionados em todo o Estado para a exposição principal da III Semana da Fotografia de Belo Horizonte.

AZUL

Com o ensaio Rua Azul, 651, a jornalista Goretti Nunes, estreante do evento, participa do Projechão, mostra audiovisual que consiste na projeção no solo de fotos produzidas na perspectiva de cima para baixo.

SERVIÇO

A III Semana da Fotografia de Belo Horizonte se encerrou no último domingo (23), mas as exposições dos fotógrafos estão abertas a visitação até o dia 10 de setembro no CentoeQuatro, localizado na Praça Rui Barbosa, 104, no Centro de Belo Horizonte. Horários: às segundas, terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 10 às 22h. Aos domingos, das 10 às 19h. Entrada franca.


“Paixão”, ensaio de Nilmar Lage, é inspirado em uma experiência particular do artista

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com