Cultura

Roda de Capoeira no Contém Cultura anima o centro de Ipaba

IPABA – Capoeiristas de Ipaba se reuniram no Contém Cultura para duas rodas, uma de conversa e outra do jogo, uma tradição muito conhecida e praticada no município que já foi chamado a Bahia mineira por causa da capoeiragem.

Durante o bate-papo, comandado pelo Mestre Renato, foram abordados temas sobre a importância da Capoeira como aliada da saúde física, mental e social. “Além de excelente atividade física, ela ajuda na formação integral do aluno, no bem-viver em sociedade”, disse o Mestre. Segundo conta, algumas pessoas que aprenderam o jogo com ele, antes de ingressar em sua escola, estavam em conflito com a lei, “mas, hoje, são pessoas do bem”.

Segundo avaliação do agente cultural do Contém Cultura, Jeremias Santos, realizador do evento, a iniciativa vem ajudar a revelar a Ipaba que as pessoas precisam conhecer. “Somos uma cidade que valoriza o folclore, as nossas tradições, a nossa história”, sublinhou.

O evento contou com a participação da Academia de Capoeira Escola de Mestres e de grupos integrantes da Associação de Capoeira Mestre Renato – (Acem), que se apresentaram no encerramento do que Jeremias chamou de “sessão capoeira”, numa referência às sessões de cinema promovidas semanalmente no Contém Cultura.

Para receber a programação especial, a sala de cinema foi decorada com fotos de apresentações de capoeiristas do município e instrumentos de percussão usados por eles, como berimbau e agogô.

O Contém Cultura é patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com