Cultura

Ricardo Darín volta à cena em Um Amor Inesperado

Um casal que está prestes a mudar para sempre o rumo de suas vidas. Unidos há mais de 25 anos, Marcos (Ricardo Darín) e Ana (Mercedes Morán) se questionam profundamente sobre o amor, a natureza do desejo e a fidelidade. Assim, atravessam uma crise existencial que acaba levando-os à separação. No princípio, o novo cotidiano dos solteiros parece fascinante, mas aos poucos a coisa se torna monótona para Ana, ao mesmo tempo em que Marcos se vê no meio de um verdadeiro pesadelo.

Um Amor Inesperado é um drama-comédia sobre duas pessoas que reavaliam a vida amorosa em conjunto após a partida do único filho para estudos no exterior. Ana (Mercedes Morán) é quem mais sente o golpe, recorrendo rapidamente às fotografias da infância do rebento, sendo então alvo das brincadeiras e do cuidado carinhoso do marido Marcos (Ricardo Darín). Todavia, mais que estabelecer um percurso alimentado pela chamada Síndrome do Ninho Vazio, o cineasta Juan Vera – experiente produtor e roteirista, que agora estreia como diretor – fundamenta a trama nas dúvidas do casal quanto ao que se é depois da debandada da prole. Numa cena muito bonita, e que evidencia esse prisma sobressalente, os dois se sentam na sala questionando o amor alheio, a chama que por muitos anos permaneceu abafada pelas tarefas cotidianas. Diferentemente dos amigos que mantém casos extraconjugais, eles decidem simplesmente romper por ausência de paixão, intentando recomeçar em outros lugares.

Para o crítico Marcelo Muller, o grande destaque de Um Amor Inesperado é o trabalho conjunto de Ricardo Darín e Mercedes Morán. “Se individualmente eles garantem o charme e a densidade de seus personagens, em dupla dão conta de expressar os dilemas do casal, com dúvidas prevalecendo, muitas vezes, sobre o chamado bom senso. O realizador aproveita a qualidade do elenco, a começar pelos dois protagonistas, para fazer um filme leve, mas permeado por diversas questões concernentes às vicissitudes dos relacionamentos amorosos. O texto é repleto de tiradas espertas, com especial ênfase às que dizem respeito ao comportamento pós-separação, com Ana indo a festas barulhentas e tomando a iniciativa de novos contatos, enquanto Marcos, após maldizer aplicativos de relacionamento, se rende a eles e, em sua ‘estreia’, acaba enredado numa situação tragicômica que sintetiza a ironia presente no longa-metragem. O olhar humano às buscas pessoais evidencia coisas como o recorrente medo da solidão”.

FICHA

Um Amor Inesperado

12 anos – 136 minutos

Direção: Juan Vera

Título original: El amor menos pensado

Gênero: Comédia, Drama, Romance

Ano: 2018

País de origem: Argentina

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com