Cidades

Revitalização de praças garante áreas de lazer

IPATINGA – Pelo menos duas vezes por semana, o comerciante Gerson Vilarino, de 53 anos, interrompe a rotina de trabalho na mercearia que administra, no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga, para cumprir um ritual. Pacientemente, limpa com cuidado as mesas da Praça Maria do Patrocínio Estevan, cravada entre as ruas Fraternidade e Santa Beatriz. Recentemente, a Prefeitura de Ipatinga executou um projeto de revitalização do local, que é ponto de encontro e lazer da comunidade. As mesas receberam acabamento de porcelanato, num serviço executado pelos próprios moradores.

ZELO

“A população está frequentando, cada vez mais, as praças do Novo Cruzeiro porque elas estão sendo recuperadas pela Prefeitura, depois de muito tempo. As pessoas também estão entendendo que é obrigação de todos zelar por esses espaços públicos”, contou o comerciante, que não é o único a se preocupar com a limpeza da praça, que fica em frente o comércio em que administra. “Outros vizinhos também estão participando, com vassouras e sacolas para ajudar a recolher o lixo. Se a gente unir esforços ao serviço de limpeza urbana da Prefeitura, a nossa praça estará sempre limpa para receber as pessoas”, argumentou.

PROGRAMA AMPLO

Desde 2013, a Prefeitura de Ipatinga vem executando um amplo programa de revitalização e recuperação de praças e áreas de convivência comunitária na cidade. Em boa parte dos bairros de todas as nove regionais do município, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, já concluíram os projetos, que incluem serviços de alvenaria, carpintaria, pintura e jardinagem, reformas de quadras, calçadas, parquinhos e quiosques.

No Novo Cruzeiro, a solicitação dos serviços foi encaminhada pela Associação de Moradores do bairro (Ambanoc) e atendida pela Prefeitura, com recursos próprios, dentro das condições financeiras do município, em função da crise econômica do país. As obras foram iniciadas há cerca de 60 dias, sendo que em três das sete praças do bairro os trabalhos já foram concluídos. Em outras três, as intervenções estão em andamento, e a última entrará em obras nos próximos dias.

Em alguns casos, os próprios moradores tomam iniciativas para conservar as áreas recuperadas. Na Praça Maria do Patrocínio Estevan, o proprietário de uma distribuidora de material de acabamentos de construção doou peças de porcelanato para serem instaladas sobre as mesas feitas de concreto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com