Cidades

Representantes do Sindicato dos Policiais Civis visitam a Câmara

O objetivo do encontro foi estreitar laços entre a categoria e o Legislativo, que agora tem como presidente um policial civil

IPATINGA – Representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG) reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (9), com o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD). O objetivo do encontro foi estreitar laços entre a categoria e o Legislativo, que agora tem como presidente um policial civil. Nos últimos quatro anos, Ley do Trânsito gerenciou o sistema Ciretran da 1ª Delegacia Regional de Segurança Pública.

“Soubemos por meio da imprensa da criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública e convivência cidadã no município. Viemos obter informações e ao mesmo tempo conhecer a realidade do policial civil na cidade”, disse o assessor do SindPol, Alexandre Eustáquio.

Os sindicalistas também reiteraram o orgulho da categoria em ter um policial civil à frente de uma Casa tão importante como a Câmara de Ipatinga. “É motivo de orgulho sabermos que temos um policial civil que é gestor e está à frente de uma Câmara como a de Ipatinga, podendo nos dar sustentação política para a melhoria dos serviços prestados”, disse Alexandre.

Ley do Trânsito agradeceu o carinho dos colegas e disse que se sente orgulhoso por ter a oportunidade de ser vereador e presidente da Casa pelos próximos dois anos. “Não medirei esforços para intermediar ações que venham a valorizar o município”, enfatizou Ley.

Outro compromisso no qual os representantes do SindPol devem estar presentes é um fórum em que será discutido o problema dos moradores de rua em Ipatinga. O evento acontece nos dias 18 e 19 próximos. O assunto vem sendo estudado, com levantamento de índices pela Policia Militar, e envolve representantes dos grupos de Direitos Humanos, o judiciário, sociedade civil organizada, dentre outros.

“A questão da segurança envolve um debate amplo, principalmente direcionado à questão dos moradores de rua, usuários de drogas e aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social como um todo”, explicou o presidente do Conselho de Segurança Pública (Consep) do centro da cidade, Gerson Paulino, um dos organizadores do fórum.

Os sindicalistas informaram ainda que irão apresentar as metas do SindPol para 2013 aos policiais civis da região e ainda debater a nova Lei Orgânica da Polícia Civil, enfatizou o diretor Wellington Kalil.


Juarez apresenta moção de pesar pela morte de D. Dina
Ipatinga
– O recém-empossado vereador Juarez Carlos Pires (PT) protocolou na Câmara Municipal de Ipatinga, nesta quarta-feira (9), pedido de Moção de Pesar pela morte, na última semana, de Leopoldina Daniel Gonçalves, mais conhecida como Dona Dina.

Nascida em abril de 1922, na cidade de São Mateus dos Ferros, Dona Dina se mudou para cá em 1943, mais de duas décadas antes da emancipação de Coronel Fabriciano, e é considerada uma das primeiras professoras do então distrito de Ipatinga.

“Quando a família veio para a região, onde hoje é o bairro Bom Jardim, aqui só existiam carvoarias e grandes fazendeiros”, diz o vereador Juarez.
Assim, sem a existência de uma escola sequer, Dona Dina improvisou uma área cedida para ensinar as crianças da região. Preocupada com o bem-estar das crianças, ela ocupava seu tempo para providenciar também o registro de nascimento delas, quando a família não tinha condições. Dona Dina sempre contava com o apoio de moradores e fazendeiros da região.


Dona Dina é considerada uma das
professoras mais antigas da região


“Ela foi um marco na história de Ipatinga e contribuiu para o crescimento de muitos profissionais que fizeram ou ainda fazem parte do quadro de funcionários da Usiminas”, afirma o vereador.
Após a chegada da Usiminas e a emancipação do município, foi finalmente construída a primeira unidade de ensino de Ipatinga, a Escola Municipal Estrelinha Azul, no bairro Bom Jardim, onde ela se tornou uma das primeiras funcionárias, com a curiosa matrícula de nº 02. Trabalhou também nos Correios, onde se aposentou. Dona Dina foi mãe de dez filhos e avó de sete netos.


Câmara perde um de seus técnicos
Ipatinga
– Faleceu na manhã desta quarta-feira (9), aos 72 anos de idade, vítima de câncer, o assessor jurídico da Câmara de Ipatinga, Sebastião Rubens Pinheiro, o Dr. Rubens.
O advogado lutava contra a doença há sete anos. No início deste ano, ele foi internado e veio a falecer no final da manhã desta quarta.

Dr. Rubens ingressou na Câmara de Ipatinga em janeiro de 2007. Durante todos os anos de tratamento, fez questão de comparecer à instituição. Foi este comprometimento que a procuradora da CMI, Maria Alminda da Costa Guimarães, destacou. “Foi um advogado conceituado e comprometido. Tinha uma força admirável e uma grande alegria em fazer parte do corpo técnico da Câmara. Não aceitava se afastar do Legislativo sequer nos momentos mais complicados do tratamento, tivemos que convencê-lo em algumas situações, mas, ainda assim, ele se fazia presente com telefonemas, demonstrando sua preocupação com o setor”, declarou Maria Alminda para acrescentar que “era muito querido em nosso setor e em todo legislativo“.


O advogado Sebastião Rubens
entrou na Câmara em 2007

O presidente do Legislativo, Ley do Trânsito, lamenta e se solidariza com a família neste momento. “A Câmara de Ipatinga lamenta a perda deste grande homem e profissional. Aos servidores, ficam os exemplos de força e determinação deixados por ele”, disse o vereador.
O velório foi realizado na Igreja Matriz de Ipaba e o sepultamento acontece nesta quinta-feira, às 11h, na mesma cidade, atendendo a um desejo do Dr. Rubens.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com