Nacionais

Relatório da Defesa frustra golpistas e não aponta “fraudes” nas eleições

(DA REDAÇÃO) – O relatório do Ministério da Defesa sobre as eleições deste ano que deram a vitória ao ex-presidente Lula (PT), não constatou qualquer irregularidade no processo eleitoral. O resultado do relatório era esperado com expectativa pelas autoridades e, principalmente, por bolsonaristas golpistas que esperam encontrar no documento amparo para suas aspirações antidemocráticas.

Entretanto, nota emitida pelo Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, joga uma pá de cal nos desejos dos descontentes com o resultado das eleições ao admitir que “não foi encontrado por nossas equipes nenhum indício de manipulação dos resultados que possam configurar fraude do pleito de 2022”.

Na nota o ministro diz ainda fazer sugestões ao Tribunal Superior Eleitoral para o aprimoramento do sistema. O ministro Alexandre de Moraes, em comunicado emitido após o recebimento do relatório diz que as sugestões serão avaliadas em momento oportuno. “O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos”, diz a nota do TSE.

A íntegra da nota emitida pelo Ministério da Defesa é a seguinte:

Considerando o prazo final estipulado até a presente data para a apresentação e exposição do Relatório Final de Fiscalização do sistema Eletrônico de Votação, realizado pela equipe técnica de Tecnologia da Informação e de Segurança de Dados desta renomada instituição, o Ministério da Defesa (MD) vem a público informar que:

Em resumo, não foi encontrado por nossas equipes nenhum indício de manipulação dos resultados que possam configurar fraude do pleito de 2022.

Porém, não obstante, encaminhamos ao Relatório novas ressalvas a serem analisadas e levadas em consideração pela equipe técnica do Tribunal superior eleitoral (TSE) para o aprimoramento do referido Sistema e, para que ambas as instituições, em objetivo maior, corroborem para manutenção do estado democrático de direito, garantido a todo os cidadãos brasileiros pela Constituição da República Federativa do Brasil.

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Ministro de Estado da Defesa

Em resposta ao recebimento do relatório, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu o seguinte comunicado:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa, que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022.

As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas.

O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos.

Alexandre de Moraes

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com