Nacionais

Reitor do Unileste realiza entrega de produtos do PDDI

(Crédito: Nilmar Lage)

FABRICIANO – Nesta quarta-feira (2), às 9h, o reitor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho, fará a entrega dos documentos referentes à primeira etapa do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço (PDDI-RMVA). O ato se dará na sede da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), no Centro de Ipatinga. O evento é aberto ao público.

A Assembleia Metropolitana, composta pelos prefeitos, presidentes de câmara das quatro cidades da RMVA e por representantes do Estado, aprovou na segunda-feira (30) o documento das Macrodiretrizes do PDDI, que norteará a construção de todo o Plano. Além das Macrodiretrizes, o reitor do Unileste entregará ao Sr. Thales Rezende Coelho Alves, diretor da Agência Metropolitana do Vale do Aço, dois outros documentos, o “Plano de Trabalho” e o “Registro de Reuniões”. Assim, fica concluída a primeira etapa do trabalho. Os próximos passos serão elaborar o diagnóstico de cada eixo temático, apresentar as propostas de atuação e, por último, entregar um sumário executivo.

INSTRUMENTO

Depois da criação pelo governo do Estado de Minas Gerais da Agência Metropolitana do Vale do Aço, o PDDI será o instrumento mais importante para consolidar políticas públicas integradas para a RMVA. O PDDI abordará as funções públicas de interesse comum divididas em seis eixos temáticos: (I) ordenamento territorial, (II) mobilidade, (III) meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, (IV) desenvolvimento social, (V) desenvolvimento econômico e (VI) arranjo institucional. O Plano prevê ações para um horizonte de 20 anos com foco em propostas para os próximos cinco. A elaboração do PDDI vem ocorrendo com ampla participação da sociedade.

BALIZA

Segundo Dr. Genésio Zeferino, “este foi um passo importante na condução dos trabalhos. As macrodiretrizes delimitam por onde o plano vai passar, ou seja, é uma espécie de baliza que direciona os estudos, as análises, as propostas que deverão compor o PDDI. A aprovação delas pela assembleia metropolitana ratifica para a equipe responsável pelo trabalho que essa é a direção e a metodologia corretas por onde devemos caminhar”, conclui.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com