Cidades

Região encerra na sexta vacinação contra a polio

(DA REDAÇÃO) – As cidades do Vale do Aço encerram na próxima sexta-feira (21), a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, que teve início no dia 8 de junho. A Prefeitura de Coronel Fabriciano solicita aos pais que levem seus filhos, menores de cinco anos, à Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, das 8h às 17h. A meta é vacinar 6.513 crianças. Até o momento já foram imunizadas 4.612 crianças, índice que corresponde a 70,81% do público alvo. Em Ipatinga, a vacina está disponível nas 16 unidades da rede municipal que dispõem de sala de vacinação, de 8h às 17h, e também no ambulatório do Shopping do Vale do Aço, de 10h30 às 21h30. No município, mais de 10 mil crianças já foram imunizadas; vacina está disponível diariamente em 16 unidades de saúde, de 8h às 17h.

CARTÃO DE VACINA
No momento da vacinação, a orientação é que os pais levem o cartão de vacina de seus filhos. “Caso alguma criança esteja com alguma vacina em atraso, vamos aproveitar a oportunidade para vaciná-la contra outras doenças”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Timóteo, Jesuína Mendes.

Em função da Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, a vacina se torna ainda mais importante. “Ao receber turistas de diversos países do mundo, nossa população fica vulnerável. Apesar da pólio e do sarampo já estarem erradicados no país desde os anos 80, existem países na Europa e África onde há a circulação dessas doenças. Se não vacinarmos as crianças, corremos o risco da reintrodução dos vírus no país”, ressalta.

Em Ipatinga, durante a campanha, também, estão sendo disponibilizadas as demais vacinas do calendário infantil. Daí a importância de os pais levarem a caderneta de vacinação dos filhos, para atualização. Até as 11h desta terça-feira (18/06), a Secretaria Municipal de Saúde já havia imunizado 10.219 crianças, o que representa 69% do público alvo da campanha, estimado em cerca de 15 mil.

POLIOMIELITE
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral muito contagiosa que pode provocar fraqueza muscular permanente, paralisia e levar à morte. A vacina oral é essencial para que o organismo crie imunidade contra a doença e mantenha o ambiente livre do poliovírus selvagem.
No Brasil, a doença está erradicada há 24 anos. Além de ser a única forma eficaz de prevenção, a vacina é segura e praticamente não tem efeitos colaterais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com