Cidades

Ranking coloca Ipatinga entre as 50 ‘Cidades Mais Inteligentes’

Desde 2013, Ipatinga vem reunindo condições em todas as áreas para despontar quando o país retomar a caminhada de crescimento econômico

IPATINGA –
O município de Ipatinga integra a lista das 50 cidades brasileiras “Mais Inteligentes”, conforme ranking divulgado na edição do último dia 5 de agosto da Revista Exame. A pesquisa inédita realizada pela consultoria Urban Systems foi apresentada em São Paulo, no início de agosto, durante o Connected Smart Cities, promovido por uma empresa especializada em organização de eventos de negócios internacionais.

O ranking nacional é liderado pela cidade do Rio de Janeiro, seguida por São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Além de Ipatinga (49º lugar) e Belo Horizonte (3º), outros seis municípios mineiros se destacam no levantamento: Uberlândia (13º), Nova Lima (15º), Uberaba (22º), Contagem (32º), Juiz de Fora (43º) e Betim (50º).

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
A pesquisa foi realizada em 700 municípios brasileiros que possuem acima de 100 mil habitantes, com objetivo de identificar fatores relevantes para o crescimento sustentável das cidades, destacando aquelas com maior potencial de desenvolvimento. O estudo também aponta as cidades que melhor utilizam as ferramentas tecnológicas e de informação, a partir da análise de 70 indicadores distribuídos em 11 áreas: Economia; Educação; Empreendedorismo; Energia; Governança; Meio ambiente; Mobilidade; Planejamento urbano; Saúde; Segurança; e Tecnologia e Inovação.

EMPENHO TOTAL
“Essa avaliação é mais uma confirmação de que Ipatinga tem projetos eficazes, e o município reúne totais condições para voltar a crescer e avançar. Diante do atual cenário de grandes dificuldades, de queda de receitas e poucos investimentos, em função da crise econômica nacional, o nosso município merece ter o apoio da União, do Estado e da iniciativa privada para garantirmos mais desenvolvimento e qualidade de vida à população”, argumenta a prefeita Cecília Ferramenta, que vem lutando para recuperar e atrair novos recursos para obras e programas sociais.

A prefeita determinou, desde o primeiro dia de governo, o “empenho total” da equipe de secretariado e assessores no sentido de buscar novos investimentos em benefício da população de Ipatinga. Além de fazer a recuperação da infraestrutura e dos serviços urbanos, com recursos próprios, a Administração Municipal restabeleceu parcerias e efetivou convênios em praticamente todas as áreas, com destaques para Saúde e Educação. Dessa forma, por exemplo, contando com programas de financiamentos ofertados pelos governos Federal e Estadual, foi possível recuperar os projetos de construção da UPA 24 Horas, do Bloco E do Hospital Municipal e da Avenida Maanaim, que ficaram paralisados até 2012.

Na justificativa dos organizadores da pesquisa realizada pela primeira vez no Brasil, “as cidades inteligentes têm sustentabilidade, promovem a qualidade de vida e preservam o meio ambiente”. Por essas conclusões, então, desde 2013 Ipatinga vem reunindo condições para despontar quando o país retomar a sua caminhada de desenvolvimento com justiça social.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com