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Ramal ferroviário de Ipatinga a São Mateus envolve mais de R$ 5 bi em investimentos

Presidente da Petrocity detalha megaprojeto

IPATINGA – O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, recebeu na manhã desta segunda-feira (18), para uma audiência privada nas dependências do Hotel San Diego, o diretor-presidente da Petrocity Portos S.A., José Roberto da Silva. Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos relacionados à implantação do megaempreendimento ferroviário que ligará Ipatinga e diversas outras cidades mineiras ao município de São Mateus, no Espírito Santo, constituindo-se em importante canal de escoamento de produtosagrícolas e manufaturados. A expectativa é de que todo o processo burocrático em torno do projeto seja concluído até o final do próximo ano, com início efetivo das obras a partir do segundo semestre de 2023ou início de 2024 e conclusão até 2026.

POSIÇÃO ESTRATÉGICA

De acordo com o presidente da Petrocity, por sua estratégica posição geográfica, a importância econômica e especialmente o grande potencial fabril, com dezenas de indústrias operando, sobretudo, no setor metalmecânico na órbita da Usiminas, Ipatinga será a ponta de um dos principais ramais ferroviários a serem implantados. Os investimentos previstos são de mais de R$ 5 bilhões na extensão da nova linha férrea até o município no norte do Espírito Santo. A construção do ramal, de 460 quilômetros, foi autorizada pelo governo federal no início do mês, dentro de um amplo programa de ampliação da malha ferroviária do país com abertura de oportunidades para empresas privadas nacionais em associação com capital estrangeiro.

No total, são 3,3 mil quilômetros de novos trilhos previstos, com investimentos de R$ 53,5 bilhões, abrangendo nove Estados. Somente em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, são 663 quilômetros, com investimentos que somam R$ 7,8 bilhões em três Estados (Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo).

DIVISOR SDE ÁGUAS

“Essa obra, sem dúvida alguma, será um grande divisor de águas em termos de desenvolvimento para toda a região e, em particular, Ipatinga, por sua condição de município-polo do Vale do Aço. É um privilégio para a nossa cidade estar numa das pontas desse primeiro ramal projetado. Temos uma mão-de-obra muito qualificada que será ainda mais valorizada com esse projeto e, de antemão, sabemos que centenas de novos empregos serão gerados, o que significa também ampliação do poder de compra e movimentação da nossa economia em níveis muito mais elevados”, comentou o prefeito Gustavo Nunes.

O RAMAL

Uma nova estrada de ferro será construída margeando a BR-381, entre Ipatinga e Governador Valadares. Preliminarmente, dali ela seguirá em direção a Barra do São Francisco e Nova Venécia, até alcançar o Centro Portuário São Mateus (CPSM), projetado pela Petrocity Portos S/A para a cidade do mesmo nome. A estrada terá a denominação de Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES). Neste momento, cumpre-se uma etapa tida como das mais importantes no processo, que é o refinamento de estudos para definição do melhor traçado.

O presidente da Petrocity Portos adiantou que vários outros eixos ferroviários deverão ser interligados futuramente ao ramal ipatinguense, o que elevará os investimentos globais do projeto a cerca de R$ 23 bilhões.

Fabriciano pode ser incluído em novo trecho da ferrovia

FABRICIANO – Representantes da Petrocity Portos S.A. estiveram em Coronel Fabriciano para aprofundar as discussões sobre a inclusão do município no novo trecho ferroviário ligando o Vale do Aço a São Mateus, no Espírito Santo (EFMES). A reunião aconteceu nesta segunda-feira, 18/10, no gabinete municipal a convite do prefeito Dr. Marcos Vinicius com a participação do secretariado municipal, lideranças políticas, empresariais e entidades.

Na ocasião, o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, reafirmou o potencial produtivo do Vale do Aço, destacou os projetos em andamento pela Prefeitura e se mostrou favorável à extensão da ferrovia até o Parque Industrial Vale do Aço – Coronel Fabriciano, em torno de sete quilômetros de ferrovia – e a implantação de Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTACs) com porto alfandegário na cidade.

TRAÇADO

“Já conhecemos bem a proposta de Fabriciano e pude me reunir, recentemente, com o prefeito Dr. Marcos Vinicius. Entramos numa fase de estudos mais minuciosos para o refinamento do traçado ideal. Como bem disse o prefeito, e dado o potencial produtivo do Vale do Aço, poderemos implantar não só uma, mas propor a integração dos municípios com plataformas independentes, mas convergentes para atender empresas que se completam na produção”, afirmou o presidente da Petrocity.

Em favor de Fabriciano, conforme antecipou Barbosa da Silva, estão o licenciamento ambiental e o menor impacto habitacional – ou seja, o traçado da ferrovia no município seria possível sem grandes necessidades de desapropriações, deslocamento de família ou passar em áreas de comunidades tradicionais, indígenas e preservação ambiental.

UTACs

A Petrocity pretende construir e operar no trecho citado, com cerca de 420 quilômetros de extensão. Conforme o projeto, além da malha ferroviária, o projeto contempla de UTACs, ao longo da nova ferrovia: em São Mateus (maior porto privado do Brasil) e Barra de São Francisco, no Espírito Santo, e Governador Valadares, Ipatinga e também Coronel Fabriciano, que pode passar a integrar o projeto.

A previsão de investimentos é da ordem de R$ 5 bilhões com início da operação da ferrovia em 2024 e inauguração do porto, em 2026. Em agosto, o Governo Federal publicou a medida provisória 1065/21 criando o Programa de Autorizações Ferroviárias (Programa ProTrilhos), viabilizando assim o projeto e investimento privado nas ferrovias.

PROJETOS ADIANTADOS

O prefeito Dr. Marcos Vinicius reforçou o esforço conjunto, capitaneado pela atual gestão, em viabilizar projetos com potenciais técnicos, ambientais e financeiros para atrair novos investimentos e negócios para a cidade.

“Esta reunião é um desdobramento de uma série de agendas e etapas que já cumprimos. Desde 2017, a Prefeitura de Coronel Fabriciano trabalha no projeto da plataforma multimodal, dentro da concessão da nova ferrovia. Também está em fase avançada à implantação do Parque Industrial Vale do Aço, que tem o apoio da FIEMG e Governo do Estado. O nosso papel aqui hoje é confirmar que Fabriciano tem todas as condições, com contrapartidas necessárias por parte do município, para receber os investimentos da iniciativa privada e viabilizar o empreendimento”, contextualizou Dr. Marcos Vinicius.

O novo Parque Industrial, localizado às margens da BR-381 e EFVM, já conta com gasoduto, linhas de transmissão e lotes para receber empresas de médio e grande porte. O empreendimento ocupa uma área de cerca de 100 mil m², próximo à Ponte Mauá, na divisa com Timóteo. Já o terminal multimodal /porto seco de Fabriciano está entre as 60 estratégicas selecionadas pelo governo estadual a ser priorizada no Plano Ferroviário Mineiro e é único atualmente nesta modalidade, no eixo Vitória-Minas.

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