Cidades

Raiva animal: carro volante de vacinação volta a circular

IPATINGA – Quem perder o calendário de imunização nos bairros pode procurar o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses, onde o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

A vacinação contra a raiva animal continua nos bairros de Ipatinga. Na próxima segunda-feira (18), o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura estará com o carro volante nas Granjas Vagalume, a partir das 8h. Na terça (19), a vacinação será realizada nos bairros Santa Mônica, Horto, Cariru, Bairro das Águas, Imbaúbas, Areal e Castelo. Já na quarta (20), no Bom Retiro, Bela Vista, Vila da Paz e Ferroviários. E na quinta-feira (21) os animais do Bethânia serão priorizados. Cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser imunizados.

A campanha já percorreu as comunidades de Taúbas, Ipaneminha, Ipanemão, Pedra Branca, Tribuna, Morro Escuro e Barra Alegre. Até esta quinta-feira (14), um total de 779 animais, sendo 658 cães e 121 gatos, já havia recebido a vacina contra a raiva. Em Ipatinga, a expectativa é imunizar 80% da população de cães e gatos, hoje estimados em 18,4 mil animais. No Dia D da campanha, que será em 14 de julho, 30 postos em todas as regionais do município serão montados para vacinação.

Quem perder a imunização por meio do carro volante pode procurar o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Cidade Nobre. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. A vacina tem validade de um ano e é a única forma eficaz de manter a circulação do vírus da raiva animal sobre controle, prevenindo casos em humanos.

A vacina contra raiva animal, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é segura e não tem contraindicação. No dia, é importante que o proprietário conduza seus animais com coleiras ou focinheiras, no caso de animais bravos. Já os gatos, podem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes.

Você também pode gostar