Cidades

Raios e ventos de 70 km/h geram quedas de árvores e de energia

IPATINGA – O temporal – acompanhado de descargas atmosféricas e fortes rajadas de ventos com velocidade de até 70 km/h – que caiu sobre Ipatinga na noite desta terça-feira (19) provocou a queda de árvores em várias regiões, afetando fiações e postes, com interrupção do fornecimento de energia elétrica em inúmeros domicílios e obstrução de vias de trânsito. A Defesa Civil, brigadas das Secretarias Municipais de Obras Públicas (Setop), Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) atuaram imediatamente, ao lado do Corpo de Bombeiros, Cemig e da empresa Infrater, para atender as ocorrências emergenciais. Os serviços se estenderam até a madrugada e foram retomados na manhã desta quarta-feira (20), também com o apoio de equipes da Vital Engenharia, para que a rotina de normalidade fosse restabelecida na cidade o mais rápido possível.

VENDAVAL

De acordo com o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Amador Francisco da Silva Neto, os maiores problemas foram ocasionados pelo vendaval. “A chuva foi de pequena intensidade. Em muitos bairros, sequer choveu. As maiores precipitações aconteceram no Centro, Bom Jardim e Bom Retiro, com acumulado de 13 mm. No Limoeiro, o pluviômetro da região registrou 5,6 mm”.

Ainda conforme o titular da Sescon, existe uma previsão de 25 mm de chuva no fim da tarde e início da noite desta quarta-feira, o que requer atitudes preventivas da população. O perigo é o volume se concentrar em curto espaço de tempo.

Nesta quarta-feira, as condições climáticas registradas pela Sescon são de umidade relativa do ar entre 52 e 94%, significando mais incidência de chuvas. Os ventos apresentam média de 9 km/h. A previsão para o início do outono, a partir das 18h58 desta quarta-feira, reforça a Sescon, é de pancadas de chuvas nos fins de tarde e início de noite até o final de semana.

ÁRVORES

Uma árvore que caiu na rua Luther King, no bairro Cidade Nobre, junto à Policlínica Municipal, resultou em três postes quebrados e mais de 200 domicílios sem energia. Foi feito o corte da árvore, sendo a via interditada temporariamente. Para maior segurança dos moradores, a Cemig desativou a rede elétrica, com restabelecimento apenas após a conclusão dos reparos necessários.

Na avenida Cláudio Moura – trecho urbano da BR-458 –, no Centro, próximo à Estação Qualifica, outra grande árvore caiu, mas sem maiores danos. O tronco foi fragmentado juntamente com os galhos, sendo feita a sua retirada da via pública.

Ainda no centro, caiu uma árvore da praça 1º de Maio, que se precipitou sobre a pista da avenida 28 de Abril. As ações de desobstrução foram iniciadas logo após a ocorrência e concluídas nesta quarta-feira. Enquanto os serviços eram realizados, houve interdição da avenida no trecho.

Na avenida Ayrton Senna, no bairro Tiradentes, a queda de uma árvore Ficus de aproximadamente 14 metros provocou falta de energia elétrica. Após averiguação, a operação de retirada do tronco foi programada para esta quarta-feira, devido à complexidade do quadro e os riscos oferecidos.

Outra árvore foi rachada por um raio no bairro Horto, próximo ao anexo do Colégio São Francisco Xavier, precipitando-se sobre um veículo estacionado, que teve o seu teto perfurado por um fragmento pontiagudo. Entretanto, ninguém foi ferido.

No bairro Caravelas, houve a queda de duas árvores da espécie Angico Vermelho no Beco 1 da rua Amazonas. Uma delas caiu num lote vago e outra interditou a pista, derrubando também um poste.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, também foi muito importante para a agilidade e operacionalização dos reparos a participação do gabinete do prefeito, atento a todas as notificações e com designação de pessoal de apoio. “É necessário destacar também a prontidão e disposição dos Bombeiros, da Sescon, da Setop e da empresa Infrater, além da diligência da Cemig, que mesmo com funcionários de folga esteve presente na proteção das pessoas e amenização dos riscos”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com