Cultura

Raduan Nassar critica governo Temer ao receber Prêmio Camões

BRASÍLIA – O escritor paulista Raduan Nassar fez severas críticas ao governo de Michel Temer ao receber o Prêmio Camões de Literatura. Na cerimônia, realizada em São Paulo, Raduan Nassar, de 81 anos, afirmou que o Brasil vive "tempos sombrios" e criticou também o Supremo Tribunal Federal e a indicação do ministro licenciado da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para uma vaga nesta Corte.
As críticas motivaram uma reposta do ministro da Cultura, Roberto Freire. “Quem dá prêmio a adversário político não é a ditadura”, disse Freire ao escritor. Nassar classificou o governo de opressor.
Segundo Freire, manifestações críticas são próprias da democracia, e só os mais velhos realmente sabem o que foi viver durante o regime militar. "Que os jovens critiquem hoje, não há perplexidade, mas quem dá prêmio ao adversário não é representante da ditadura", disse Freire, esquecendo que Raduan Nassar já não é mais nenhum jovem e sabe distinguir bem governos golpistas de governos democráticos.
Instituído em 1988, o Prêmio Camões de Literatura é dado anualmente a um escritor de língua portuguesa que, pelo conjunto da obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural dos países lusófonos. O prêmio, no valor de 100 mil euros, é concedido pelos governos do Brasil e de Portugal.
Autor dos romances Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera e de alguns contos, Raduan Nassar é o décimo segundo escritor brasileiro a receber o Prêmio Camões. Antes dele, foram escolhidos Alberto da Costa e Silva, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca, Autran Dourado, Antonio Cândido, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com