Cidades

Queda no PIB vai impactar setor siderúrgico, avalia Sérgio leite

(DA REDAÇÃO) – Durante a teleconferência da diretoria da Usiminas para investidores e analistas de mercado, para a apresentação de resultados do 4º trimestre de 2015, o diretor vice-presidente comercial, Sergio Leite de Andrade, fez uma avaliação da situação conjuntural e das perspectivas para o mercado siderúrgico. “Com relação ao mercado brasileiro de aços planos a siderurgia está vivendo um cenário político e econômico de muita dificuldade”. Ele se reportou a uma divulgação da OCDE já prevendo uma queda no PIB de 4%. “Isso impacta diretamente a indústria e o mercado brasileiro de aços planos”.

Com relação à demanda prevista para 2016, Sérgio Leite citou o Instituto Aço Brasil, que prevê queda de 5% na demanda com um viés de ser ainda maior. “Então o cenário de negócios, de mercado, de demanda, é preocupante para o Brasil. As primeiras estatísticas começam a aparecer e a queda na venda de veículos, por exemplo, sinaliza uma situação muito preocupante”, reafirmou.

Quanto ao cenário de preços e prêmios, Leite disse que ele está variando na faixa de 3 a 8%. “Sinalizam uma estabilidade de preço no mercado e isso tem ocorrido até em função do câmbio, que estabilizou para baixo. O cenário é de estabilidade de preços, de equilíbrio.

Venda nacional de aço teve queda de 26,8% em janeiro

RIO – O consumo aparente nacional de janeiro de 2016 foi de 1,3 milhão de toneladas de produtos siderúrgicos, 35% menor que o mesmo período do ano anterior. A informação é do Instituto Aço Brasil.
Quanto às vendas internas, o resultado de janeiro de 2016 foi de 1,2 milhão de toneladas de produtos, redução de 26,8% em relação a janeiro de 2015.

As importações, devido à desvalorização do real e ao fraco consumo de aço no país, apresentaram queda de 72,4% em relação a janeiro de 2015, totalizando 105 mil toneladas equivalentes a US$ 123 milhões.

A produção brasileira de aço bruto em janeiro de 2016 foi de 2,5 milhões de toneladas, queda de 17,9% quando comparada com o mesmo mês em 2015. Em relação aos laminados, a produção de janeiro, de 1,6 milhão de toneladas, apresentou uma redução de 18,7% quando comparada com janeiro do ano passado.

As exportações de produtos siderúrgicos em janeiro de 2016 atingiram 1 milhão toneladas no valor de 372 milhões de dólares, representando uma queda de 8,6% em volume e de 45,4% em valor, quando comparadas a janeiro de 2015.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com